A promoção de vendas também não pode e não deve ser tratada como um remédio ao qual se lança mão na hora de um aperto de caixa. Deve ser definida de forma estratégica e integrada com outras mídias.
A promoção de vendas deve sempre fazer parte de um plano de ação de propaganda, com um calendário de datas promocionais previamente montado, contemplando ações periódicas (quinzenais, mensais) de forma que se possa comunicar por completo a imagem da empresa, o produto em oferta e o respectivo preço. É necessário também integrar ferramentas de apoio tais como: expositores, displays, banners, cartazetes, enfim todo um arsenal de atração e conquista do cliente.
Abaixo segue uma relação de DICAS que poderão ser utilizadas pelo comercio varejista. É necessário, todavia que se faça as adequações necessárias ao ramo de atividade da empresa e se estabeleça um cronograma com as diversas ações promocionais e as mídias a serem usadas, tais como : out-door, rádio, jornal, revista , carro de som, panfletagem, etc.
AMOSTRA:- Consiste de uma miniatura ou pequena porção de um produto. Através da amostra a empresa pode fazer lançamento de produto, pesquisa de produto, banco de dados de clientes potenciais, etc.
ANIVERSÁRIO DA LOJA:- Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário de sua loja. Promova a semana, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.
ANIVERSÁRIO DO CLIENTE:- Ofereça uma vantagem ou um desconto aos clientes que fizerem aniversário no mês ou na semana ou mesmo no dia em que estão aniversariando.
APRESENTE UM AMIGO:- Ofereça vantagens para incentivar seus clientes a trazerem amigos para comprar na sua loja. Campanha Amigo indica amigo.
ARRISQUE A SORTE:- Desafie seu cliente a tentar a sorte na hora de pagar a conta. Utilize campainhas, sirenes ou luzes. Se tocar ou acender, o cliente tem direito a descontos ou ganha a mercadoria de graça.
BEXIGA DA SORTE:- Coloque várias bexigas penduradas, contendo papeis com porcentagens de descontos. Na hora de pagar, o cliente estoura uma e ganha o respectivo desconto.
BOLINHAS DA SORTE:- Coloque um grande garrafão de vidro repleto de bolinhas coloridas. Os clientes preenchem uma ficha indicando a quantidade de bolinhas que há no garrafão para concorrer a um prêmio. Em data preestabelecida, você revela a quantidade e entrega o prêmio ao cliente que mais se aproximou do número exato. Se possível registre a quantidade antecipadamente e guarde em local seguro ou em instituição que goze de credibilidade.
BRINDE:- É um objeto- lápis, caneta, boné, camiseta, agenda, régua, risque-rabisque- geralmente de pequeno valor onde aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto que o está oferecendo.CONCURSO:- Um concurso tem como característica principal não depender especialmente da sorte, mas sim da competição. Há vários tipos de concurso, entre eles, coisas do tipo:- “complete uma frase / escreva um slogan / as cem primeiras cartas que chegarem.../ “. Sua intenção não é apenas premiar os participantes, mas também divulgar a empresa / um de seus produtos ou “gerar tráfego na loja ou ainda captar nomes para formação de banco de dados de clientes potenciais para posteriormente enviar catálogos, malas diretas e outras promoções”.
CASADAS:- Na compra de um determinado artigo, você oferece outro como brinde ao cliente. Por exemplo: um cliente compra uma camisa e ganha um lenço/ compra uma TV e ganha uma antena / uma refeição e ganha um refrigerante, etc.
COOPERADA AMIGA:- Faça acordos com outros comerciantes do bairro em benefício dos seus clientes, por exemplo: comprando na sua loja ganha um desconto da papelaria/ na vídeo locadora / na pizzaria e vice-versa.
COOPERADA COM FORNECEDORES:- Procure fazer acordo com seus principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes.
CLIENTES ESPECIAIS:- Cadastre todos seus clientes e informe-os de suas promoções, convidando-os a tomar um drink, assistir a um show ou a retirar um brinde na sua loja.
CUPOM:- É um certificado que oferece um desconto no preço de um produto. Geralmente encontrado em jornais, revistas, publicações de grandes magazines e supermercados. O cupom traz impresso o nome de um determinado produto, o valor de seu desconto, seu prazo de validade e os endereços dos locais onde são aceitos.
CONQUISTE O DESCONTO:- Desafie o cliente a fazer algo curioso dentro da loja para ganhar um desconto ou outra vantagem qualquer. Use a imaginação, seja criativo. Exemplo :- McDonald’s- Ganhe um refrigerante cantando a música do BigMac- de modo diferente da propaganda- “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim. É BigMac !- cantar em ritmo de rock, música caipira, etc.
CULTURAL:- Associe sua promoções a atividades culturais, tais como teatro, cinema, música, shows, etc. Ofereça descontos ou ingressos gratuitos. Apóie a realização deste tipo de evento.
DESCONTOS:- Consiste em redução de preços. Pode ser apresentados na forma de Saldos, Queimas, Liquidações, Artigos do dia, da Semana, Ofertas relâmpagos, etc. Os descontos têm se demonstrado muito eficientes como promoção de vendas, mas é preciso que se tome cuidado . A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou freqüente para que não venha a cair em descrédito.
DEMONSTRAÇÕES:- É através dela que o consumidor tem seu melhor contato com o produto. A demonstração busca diretamente os sentidos do consumidor. Envolve treinamento de promotores, demonstradores e distribuição de amostras, folhetos, etc.
DEGUSTAÇÃO:- Semelhante a demonstração. Porém específica a produtos que conquistam o consumidor através do paladar, isto é alimentos, bebidas e temperos.
DIA DO PROFISSIONAL:- Praticamente todas as profissões são homenageadas em um dia do ano. Nesse dia, ofereça condições especiais para atrair esses profissionais. Por exemplo :- Dia do Professor / Dia do Nutricionista / Dia da Secretária.
DIAS FESTIVOS:- ‘Não deixe de aproveitar as tradicionais datas que são comemoradas por todos tais como:- Natal, Páscoa, Festas Juninas, etc. Mude o ambiente e a decoração de sua loja de acordo com a ocasião. Fantasie seus funcionários - vendedores. Faça o cliente viver o clima.
EMBALAGEM ECONÔMICA:- Faça lotes dos mesmos artigos em quantidades Que atraiam os clientes a comprá-los e ofereça por um preço vantajoso em relação ao preço unitário de cada artigo.ESTAÇÕES DO ANO:- Aproveite as estações do ano para fazer liquidações ou promoções especiais – Exemplo: Promoção de Verão / Curta a Primavera etc.
ECOLÓGICAS:- Aproveite o movimento mundial a favor do meio ambiente para realizar promoções ligadas a uma vida melhor. Ofereça Brindes ligados a ecologia, promova palestras, etc.
ESPORTIVAS:- Da mesma forma que a promoção CULTURAL, você pode oferecer descontos ou ingressos para eventos esportivos.
ENTREGA GRÁTIS:- Dependendo do ramos que você atua, oferecer ao cliente a entrega gratuita pode valer muito para agradar e manter sua clientela.
FEIRAS:- Funcionam como uma excelente oportunidade de se colocar o consumidor em contato com seu produto. São espaços muito utilizados para outras formas de promoção, como :- Demonstrações / Degustações /Show-Room /Distribuição de brindes ou amostras.
FIDELIDADE:- Através de fichas, cartelas, selos, tickets ou outros recursos, você controla o número de vezes que os clientes adquirem seus produtos ou serviços. Após determinado número de vezes, você oferece uma unidade grátis ou outra vantagem. Bom mesmo é você ter um Banco de Dados onde possa controlar – freqüência de compra, valor de compra e produtos cliente - por- cliente para depois fazer o marketing um-a-um. Exemplo:- Colecione o selo na tampa. Com 10 selos você ganha uma pizza e um refrigerante totalmente grátis.
FOTO CENÁRIO:- Faça um cenário com desenhos de personalidades, situações cômicas ou pitorescas, com um espaço para o cliente colocar a cabeça. Você tira a foto e oferece gratuitamente.
FESTIVAL:- Escolha determinada linha de produtos e realize verdadeiros festivais de ofertas. Por exemplo:- Festival da Roupa Íntima / Festival do Sabonete.
GRANDE CIRCO:- Palhaços, malabaristas, perna-de-pau, mágicos e outras atrações circenses na frente da loja atraem bastante público para conhecer suas ofertas.
GRÁTIS:- Esta palavra é mágica, principalmente em promoções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo que não está pagando do outro lado.
GARANTIA:- Ofereça garantia para os produtos que você vende. Mesmo que você comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente terá mais confiança em comprar na sua loja.
HORA H:- Realize promoções relâmpagos, oferecendo descontos durante breves períodos de tempo para determinado artigo - ideal para lojas com sistema de som.
IDADE:- Ofereça descontos ou ofertas especiais para os clientes que tenham determinada idade. Você pode estabelecer tanto uma idade mínima como uma idade máxima, ou até uma faixa entre elas. Depende de seu caso.
JOGOS DA SORTE:- Desafie o cliente a apostar o desconto jogando dados, palitinhos, par ou ímpar.
LEVE 3 PAGUE 2:- Embale 3 unidades do mesmo produto e venda pelo preço de 2, se o seu problema for desovar estoque.
LEVE AGORA, PAGUE DEPOIS:- Se você oferecer um prazo para o cliente pagar a mercadoria, estabeleça claramente um prazo de validade da promoção. Por exemplo:- Comprando agora você só paga no NATAL, ou Compre Agora e pague com seu 13º salário.
LANÇAMENTOS:- São as promoções que você realiza para vender novidades ou produtos recém-chegados. O período deve ser curto e você precisa oferecer uma vantagem para girar rápido o estoque antes que os artigos se tornem comuns.
MÍSTICAS:- Coloque na sua loja profissionais que lêem a sorte, jogam tarô, fazem horóscopo, etc. Esta é uma boa oportunidade para você fazer uma parceria com uma Escola de Informática, onde a Escola coloca Horóscopo por computador para seus clientes e ao mesmo tempo ela divulga seus cursos, serviços e nome em sua loja.
NOVO HORÁRIO:- Conquiste uma nova clientela estendendo o horário de funcionamento do seu estabelecimento. Por exemplo:- à noite ou aos domingos.
NÚMERO MÁGICO:- o 100, 1.000, 10.000, cliente que entrar na sua loja ganha um prêmio. Pode ser por mês ou outro período, dependendo do seu volume de vendas. Você pode utilizar outras idéias com este tema.
OFERTA DO DIA:- Escolha um produto ou um artigo e ofereça por um preço extremamente baixo para atrair a clientela. Mude a oferta diariamente.
ORÇAMENTO GRÁTIS:- Este é um serviço que também pode ajudar muito na conquista de novos clientes para determinados ramos de atividades.
ORÇAMENTO MAIS BAIXO:- Se o cliente provar que o seu preço não é o mais baixo, cubra a oferta do seu concorrente. Se isto acontecer, dê um preço inferior para seu cliente.
OPORTUNIDADE:- Fique atento ao que se passa ao seu redor. No seu bairro, na sua cidade, no país e no mundo estão acontecendo fatos importantes a todo momento, que podem gerar bons frutos se aproveitados rápida e adequadamente. Aproveite estas oportunidades como temas para suas promoções.
PAINEL DE TROCAS:- Coloque um quadro de cortiça, feltro ou outro material para os clientes afixarem pequenos anúncios de produtos que queiram trocar, vender ou comprar.
PRÊMIOS:- Vantagens ou presentes concedidos ao consumidor. Pode vir acompanhando o próprio produto ou ser obtido pela troca de um selo. Exemplo:- Um creme de barbear acompanhado de um aparelho de barbear descartável.
PAGAMENTO PARCELADO:- Comumente utilizado no comércio, nesta promoção você facilita o pagamento em parcelas para o cliente. Mas para valer como promoção não pode haver acréscimo no valor do produto e deve ter período certo para começar e terminar.
PERSONALIDADES:- Contrate personalidades artísticas, literárias, esportivas, científicas e outras, fornecendo autógrafos, tirando fotos, etc., para atrair público para sua loja.
PARQUE DE DIVERSÕES:- Atrações que comumente são encontradas nos parques de Diversões podem ser instaladas na sua loja. Tiro ao alvo, Pescaria, Bola na Lata, entre outras, são atrações que divertem e chamam a atenção. Podem ser utilizadas também para oferecer vantagens como “pesque o desconto “ou “acerta e ganhe”.
QUADRA DE ASES:- Associe jogos de cartas a descontos ou vantagens e jogue com o cliente. Por exemplo:- O cliente escolhe 4 cartas, se conseguir 4 ases não paga a conta. 4 cartas do mesmo naipe vale 50% de desconto, 2 cartas do mesmo valor vale 20% de desconto e assim por diante.
ROLETA DA SORTE:- Na hora de pagar o cliente gira uma roleta para tentar a sorte e ganhar uma vantagem adicional. Você pode colocar porcentagens de desconto, bônus para a próxima compra, pague 1 leve 2, tente outra vez, etc.
SOLIDARIEDADE:- Realize campanhas em benefício da comunidade ou instituições de caridade. Podem ser regulares ou com finalidades específicas em função de algum fato ocorrido. Você pode doar parte do valor da venda ou apenas apoiar campanhas em curso. Por exemplo:- “Doe um agasalho “- “Comprando aqui você está ajudando uma pessoa carente “- Traga 5 kg de arroz e ganhe 20% de desconto em qualquer compra.”
SERVIÇO ESPECIAL:- Ofereça serviços adicionais aos seus clientes, tais como revisão, manutenção, polimento, embalagem, pintura, tingimento, barra, etc. Pense em outros que tenham relação com seu produto.
SALÕES:- Semelhantes às feiras os salões também propiciam ótimas oportunidades de se colocar o consumidor em contato com o produto.
SELOS:- O consumidor coleciona selos ou embalagens para serem trocados por um prêmio, ou por uma escala deles em lugares predeterminados. Por exemplo:- 10 selos da embalagem de café dão direito a um livro de receitas.
SHOW- ROOM:- É um local especialmente montado para a demonstração e exibição de produtos. Pode ser fixo ou móvel, temporário ou permanente.
SORTEIO:- Diferentemente do concurso nesta promoção o cliente não precisa fazer nada. O que conta é o fator sorte. Você estabelece um prêmio para ser sorteado entre os clientes que fizerem compras na semana ou no mês. Você pode usar, por exemplo, as cópias das N.Fiscais. Quando é exigido do consumidor o vínculo de compra como pré-requisito para participar do sorteio é necessário solicitar prévia autorização da Receita Federal para realizar a promoção.
TRENZINHO DA ALEGRIA:- Utilize um jipe com alguns vagões coloridos para transportar as pessoas gratuitamente até sua loja. Permita que as pessoas subam e desçam durante o trajeto, mesmo não indo ã sua loja.
VALE BRINDE:- é uma pequena peça de papel, plástico, madeira, etc., que é colocado junto, dentro ou na própria embalagem de um produto. A pessoa que o encontra tem direito a receber o prêmio cujo nome deverá estar impresso na própria peça. As campanhas promocionais de Vale Brinde tipo “Achou – Ganhou”, ajudam na formação ou fixação da empresa e também auxilia a rotação do estoque de alguns produtos.
VELHO X NOVO:- Ofereça um desconto ou outra vantagem aos clientes que trouxerem o produto antigo e levarem o novo. Dependendo da sua atividade você pode reformá-los, revendê-los ou doá-los.
VOLUME:- Estabeleça um determinado valor e ofereça brindes ou vantagens nas compras acima deste valor.
CUIDADO ESPECIAIS.: As campanhas promocionais:- AMOSTRAS / SORTEIOS / VALE BRINDE necessitam de prévia autorização da RECEITA FEDERAL, pois todas possuem legislação específica.
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fonte SEBRAE
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