Advertisement

Responsive Advertisement

EMAIL MARKETING: HTML ou Texto?


por Carlos Humberto L. Costa


Se sua empresa pretende dar início a um projeto de Email Marketing, um fator extremamente importante é o formato no qual o email será enviado. No entanto, essa matéria não atende apenas os interessados em Email Marketing, se você utiliza com freqüência seu email é interessante que você leia essa matéria até o fim.

Quais são os principais formatos? Por que se preocupar com o formato? E o mercado, qual formato está sendo mais utilizado? Lendo essa matéria você encontrará as respostas a essas perguntas.


Quais os principais Formatos de Email?

Os clientes de emails mais comuns (Outlook Express, Thunderbird, IncrediMail,...) permitem enviar mensagens em três principais formatos:

 Texto: O email no formato texto é o mais aceito. Todos os cliente de email podem exibir a mensag
em nesse formato. A desvantagem é que a mensagem não pode conter cores, imagens, negrito, itálico e outros recursos aceitos por outros formatos. É possível inserir tão somente texto.

 HTML: O formato HTML permite um email rico em conteúdo, com imagens, cores, tabelas, anexos, som... No entanto, os diversos clientes de email podem exibir sua mensagem de maneiras diferentes, podendo até tornar sua mensagem ilegível. 

 Texto/HTML: Esse formato incluem ambos (Texto e HTML) na mesma mensagem. A vantagem é que de um modo ou de outro o usuário conseguirá visualizar o email. A desvantagem é que o email torna-se duas vezes maior.

Por que escolher o formato HTML?

Agora que você sabe os principais formatos de email, qual escolher? Já adianto a você leitor a minha preferência pelo formato HTML. Mas vou deixar você livre para fazer a sua escolha! As justificativas pela escolha do formato HTML são inúmeras, sendo assim, vou enumerar algumas:

1) Conteúdo Rico – A flexibilidade do formato HTML, permitindo diversos recursos como cores, imagens e sons, sendo um excelente atrativo.

2) Organização do Conteúdo – O formato HTML permite uma melhor organização do conteúdo, tornando sua leitura mais agradável. 

3) Reforça a Id
entidade da Empresa – Acredito que os documentos que circulam em sua empresa carregam seu logotipo, então nada mais indicado do que incluí-lo também em seus emails.

4) Taxa de Leitura – É possível, por exemplo, no envio de um email publicitário, saber do total enviado quantos realmente abriram o email. 

5) Análise de Interesse – Em um email publicitário é possível saber sobre quais produtos os usuários clicaram para obter mais informações. 

A flexibilidade que o formato HTML permite é o seu ponto forte, mas há também o outro lado des
se formato, os seus pontos fracos, e é isso o que veremos na próxima etapa.

Por que não escolher o formato HTML?

Vimos os pontos fortes do formato HTML e agora veremos o que dizem os Anti-HTML:

1) Email HTML é mais pesado que Texto – Isso é uma verdade. Mas já que temos cada vez menos tempo para ler nossos emails devido a correria do dia-dia, não seria muito mais fácil capturar a atenção de um leitor através de uma imagem? Em alguns casos vale aquele velho jargão popular “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Além disso, segundo pesquisas do Ibope/NetRatings o número de usuário com acesso a Internet Banda Larga tem aumentado de maneira significativa.

2) HTML é reconhecido como SPAM – Acontece, mas não é uma regra. Segundo estudo da ClickZ, apenas 19% dos emails HTML são classificados erroneamente como SPAM. Além disso, há muitos tipos de filtros e a maioria não classifica HTML como SPAM. Sem falar que os filtros têm se aperfeiçoado constantemente. Não sabe o que é SPAM? OK, dessa vez passa! SPAM são mensagens eletrônicas, não solicitadas, enviadas em massa. Na maioria das vezes são mensagens publicitárias. 

3) HTML nem sempre é exibido corretamente – Uma grande verdade. Não é porque sua mensagem HTML aparece corretamente em seu cliente de email, que ela aparecerá corretamente no cliente de email dos seus leitores. É preciso que você se certifique que a mensagem será vista corretamente nos principais clientes de em
ail. 

4) HTML carrega vírus – Usuários mal intencionados podem enviar mensagens HTML não seguras. Isso é verdade. Mas não é bloqueando mensagens HTML que você impedirá que vírus contaminem seu computador. Além do mais, os clientes de email mais modernos possuem mecanismos de proteção. E sabemos que todos os usuários que costumam navegar nas ondas da Internet compreendem a real necessidade de manter seu antivírus atualizado.

Qual formato mais utilizado pelo Mercado?

A mais recente
 pesquisa publicada, pelo Opt-In News, mostrou que o formato HTML é o preferido pelos especialistas em suas campanhas de email marketing. De acordo com a pesquisa 81% das campanhas de email marketing utilizam o formato HTML, enquanto 16% utilizam o formato Texto, e 3% utilizam outros formatos.

Os que preferem o formato HTML justificam sua escolha da seguinte maneira:
• 28% - HTML permite um layout mais atrativo. 
• 24% - pode ser usada cor no email. 
• 21% - pode incluir imagens. 
• 20% - Anúncios são mais efetivos no formato HTML do que Texto. 

Conclusão

Então poderíam
os estar certo de que o melhor formato no qual possamos enviar nosso email marketing é o HTML. Poderíamos, mas não deveríamos.

Não se deixe seduzir pelos benefícios do HTML e tê-lo como único formato, se quiser atingir todos os leitores, desenvolva um email marketing em ambos os formatos. Permita aos usuários a escolha de suas próprias preferências. E, uma vez escolhida, honre a escolha e não imponha sua própria preferência.




Carlos Humberto L. Costa 

Consultor em E-Business e Sócio-Diretor da IntelVision – Soluções Inteligentes e ocasionalmente escreve sobre Tecnologia e Internet para peque
nos negócios.

Complemente a sua leitura:


Postar um comentário

0 Comentários