Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - 5 Dicas Imperdíveis Para Ter um Negócio Inovador

Livrar-se dos preconceitos e ser inquieto são ações que ajudam a desenvolver a inovação nas pequenas empresas

Por Priscila Zuini

Uma empresa inovadora precisa da dedicação do empreendedor e do envolvimento da equipe. “É muito mais fácil conceber uma empresa inovadora quando tudo está funcionando junto. É nesse espírito de troca que nascem as ideias e se fundem os desejos em comum”, explica Lourenço Bustani, especialista em inovação. Veja as dicas do especialista para sua empresa inovar cada vez mais.

1. Quebre barreiras

As pequenas empresas inovadoras têm em comum o ambiente aberto a ideias e sugestões, o que incentiva a inovação. “O rompimento das estruturas hierárquicas e a abolição dos protocolos de comando e controle são um bom começo para estimular o novo. Cada um podendo fazer a diferença para melhor, e do seu jeito, sem receio”, sugere Bustani. Abolir estruturas engessadas, com muitos cargos e áreas, é um dica para as ideias fluírem melhor.

2. Olhe pelo olhar do outro

Com um ambiente mais aberto, a inovação tende a aparecer mesmo que na forma de pequenas mudanças. Para que isto realmente impacte o cotidiano da empresa, é importante tentar enxergar outros pontos de vista. “Navegue em vários sistemas e ambientes para compreender quando e como as pessoas são impactadas por aquilo que você faz, pelo produto ou pelo serviço que você oferece”, explica.

3. Livre-se de preconceitos

Explorar vários pontos de vista para saber como a inovação impacta a empresa e o mercado exige do empreendedor abrir mão de julgamentos. O preconceito nestas horas barra o desenvolvimento de inovações. “Há empresas que são, quase sempre, contra ideias de pessoas jovens, contra o novo, o intuitivo, o subjetivo”, diz.

4. Tenha objetivos claros

Uma característica de empreendedores inovadores é ter objetivos bem definidos. “Um empreendedor inovador deve ter intenções e propósitos claros e não negociáveis. Só com esse senso de que estamos fazendo a coisa certa é que venceremos as barreiras e os medos de tocar um negócio, qualquer que seja”, afirma o especialista.

5. Seja inquieto

Além disso, empreendedores inovadores têm uma vontade de mudar e fazer diferente. “Para inovar, é necessário que o empreendedor seja inquieto e tenha vontade de mudar. Essa curiosidade precisa ser compartilhada para ganhar força. Outra característica de uma mente inovadora é saber estar perto de gente muito boa no que faz”, explica.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários