Coluna do Fred - Execução Empreendedora



Execução Empreendedora

Com a estabilidade econômica atual no mercado brasileiro, o comportamento empreendedor vem assumindo um papel importante para a evolução dos negócios bem como para a mudança comportamental das pessoas.

No entanto há um grande vilão neste cenário, os processos na execução do planejamento. No decorrer dos anos e no envolvimento da evolução organizacional o PLANEJAMENTO se tornou ponto chave para o sucesso empreendedor, devido ao acesso e facilidade a informação.

A internet, livros, blogs, sites entre outros canais de comunicação externam a importância do PLANEJAMENTO para a redução de riscos do futuro negócio como um ponto essencial. E é neste momento em que as pessoas descobrem a importância de planejar, no entanto, no momento de colocar em prática, executar as ações planejadas e alcançar as metas encontram dificuldade em direcionar seus esforços.

No PLANEJAMENTO saber EXECUTAR é uma ferramenta primordial pois é ela quem direciona os esforços e energia dos empreendedores para alcançar de forma positiva e assertiva a estrutura organizacional do negócio.

Nos processos da EXECUÇÃO é importante enaltecer as pessoas, as estratégias e as operações para que haja uma evolução e amadurecimento da ideia e assim possua a concretização final do todo - negócio.

A 'estratégia' deve levar em consideração uma análise ampla e o conhecimento do ambiente econômico e financeiro, concorrência, comportamento do consumidor... Fatores estes, devem ser considerados como riscos e devem ser compreendidos e levados em consideração na elaboração e reformulação de estratégias.

As 'pessoas' (empreendedores) deverão ter coragem, persistência e acreditar no seu potencial para executar as ações em um ambiente competitivo e mutável. São elas (pessoas) que deforma direta e/ou indireta promovem mudanças necessárias no ambiente mercadológico, seja com objetivo de agregar valor ao consumidor, valorizar a marca ou até mesmo intensificar as estratégias empresariais fortalecendo o sentimento de novos desafios.

As 'operações' são importantes para otimizar o resultado. Assim, é fundamental ter metas claras e alcançáveis, operações flexíveis e métodos precisos para mensurar o desempenho das ações.

Na EXECUÇÃO, o empreendedor deverá ter uma visão ampla e ter em mente que, uma boa estratégia estará sempre em constante análise e revisão de acordo com o ambiente em que atua. No mundo dos negócios só se alcança a eficácia caso haja eficiência em todos os processos planejados e sempre haverá um conceito de implementação.

A capacidade de fazer acontecer é que direciona o resultado. O sucesso está diretamente relacionado a execução. O provérbio árabe enaltece a execução - "Pensar bem é sábio, planejar bem é mais sábio e executar bem é o mais sábio." Não importa a qualidade do PLANEJAMENTO se a execução não é eficiente. Um empreendedor de sucesso além de planejar deve ter em mente a importância do EXECUTAR.


Fred Liberato
Orientador / Gestor Empresarial




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More