Pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso
Por Redação
O termo “etiqueta empresarial” é tratado com estranheza por muitos, mas é fundamental saber da importância que esse tipo de etiqueta tem perante profissionais de uma corporação. De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.
O diretor exemplificou sua tese através do resultado de um estudo da universidade americana de Harvard, onde mostrou que dois terços das demissões nas empresas eram causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas, no que a falta de etiqueta empresarial se mostra fundamental.
Segundo Barbosa, isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas, além de outras – nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.
Através disso, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso.
O que é Etiqueta Empresarial?
Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Tem por objetivo reduzir os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, melhorando o clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.
Ou seja, em outras palavras, ela se resume à capacidade de escolher o comportamento correto no seu convívio social dentro de uma empresa, para que assim seja alcançado o sucesso nas relações de negócios, além de estabelecidas relações sólidas entre os clientes e colaboradores.
“Essa preocupação deve abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial”, explica o diretor da Innovia.
Confira 14 dicas preparadas por Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting:
1) Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna sua responsabilidade, prinipalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
2) A vestimenta diz muito para as outras pessoas assim é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade. Tome cuidados com higiene pessoal.
3) O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4) Sempre ao entrar em um local peça licença, busque comprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
5) Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
6) Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
7) A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
8) Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
9) Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
10) Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
11) Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os limites;
12) Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback
13) Bom humor é uma necessidade nas empresas. Ao ter um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Porém, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
14) Busque cada vez mais pelo “jogo de cintura” na hora de imprevistos. Ouça a opinião dos outros, pois muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É bom saber argumentar, mas também é preciso ceder.
Fonte: Administradores
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