Advertisement

Responsive Advertisement

A Diferença entre o Plano de Projeto e o Project Model Canvas



O Plano de Projeto é o documento que reúne e organiza todos os documentos da fase de Planejamento, devendo ser elaborado pela equipe de Gerenciamento de Projetos e aprovado pelo Patrocinador. O Plano de Projeto é extremamente popular e é muito utilizado em cursos acadêmicos.

Em teoria o Plano de Projeto define como o Projeto será executado, monitorado, controlado e encerrado, e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi aprovado. Na prática, são poucos os gerentes que produzem um plano de projeto completo. Normalmente, usam fragmentos do Plano de Projeto apenas para cumprir um protocolo. Eles elaboram documentos que, em grande parte, não sabem para que serve.

Com a publicação do Project Model Canvas, o Plano de Projeto sofreu um forte golpe. Mesmo tendo a mesma utilidade, eles são completamente diferentes. Enquanto um Plano de Projeto é um documento textual e longo, o PM Canvas é uma página única. Ele, na verdade, é um diagrama visual em que você consegue avaliar um projeto inteiro integrando escopo, tempo, requisitos, entre outros.

O Project Model Canvas, criado pelo professor José Finocchio Jr., utiliza conceitos de gerenciamento de projetos, neurociência e design thinking para simplificar a elaboração do Plano de Projeto. Você pode conhecê-lo melhor em um livro muito legal chamado “Project Model Canvas - Gerenciamento de Projetos Sem Burocracia”.

O Project Model Canvas é uma ferramenta muito mais versátil e mais fácil para ser usada de maneira colaborativa entre sua equipe. Ele permite que você realize a prototipação, ou seja, na criação de várias versões do seu projeto em uma única página. Ao contrário do Plano de Projeto em que toda vez que você cria uma nova versão, deve escrever muitas páginas.

Então podemos dizer que o Project Model Canvas é a ferramenta do momento, afinal, cada vez mais empresas estão adotando este método para facilitar o planejamento e a concepção de novos projetos. Você já pode ter essa experiência ao utilizar o Project Builder, onde é possível gerar o Canvas a partir das informações do seu projeto.


Referências:

- Project Model Canvas - Gerenciamento de Projetos Sem Burocracia; Autor: Finocchio Junior, José; Finocchio Junior, José; Editora: Elsevier – Campus
Fontes (imagem e texto): www.projectbuilder.com.br

Postar um comentário

0 Comentários