Advertisement

Responsive Advertisement

O que fazer quando se está desempregado


Com a concorrência acirrada nas corporações, os profissionais precisam estar sempre à frente do que o mercado pede. Para isso, os mais qualificados mantêm a preocupação com o desenvolvimento da carreira, mesmo quando ficam desempregados.

Para o executive coaching, Moacyr Magrão, nunca se falou tanto de carreira, enriquecimento pessoal e profissional e aspectos voltados à interação em equipe. Este movimento faz com que as pessoas queiram estar dentro do que é esperado delas. “Investe-se muito profissionalmente, mesmo quando há uma pausa na carreira, pois se acredita que ficar parado por um longo período é prejudicial e torna a competição cada vez mais desigual, já que o mercado está recebendo gente mais preparada o tempo todo” afirma Magrão.
Ainda segundo o coaching, é importante investir nas 6 atitudes listadas abaixo, para melhor aproveitar a ocasião de desemprego e tornar-se mais atrativo.

1. Trabalho voluntário

Caso seja pensado de forma estratégica, o voluntariado pode aumentar suas chances de se recolocar mais rápido no cenário de emprego e, inclusive, fazer com que descubra uma nova paixão. Além disso, continuar ativo por meio da realização deste trabalho garante a manutenção da sua produtividade enquanto estiver fora do mercado.

2. Permaneça ativo

Quando se está desempregado, o momento é ideal para investir em novos desafios já pensados ou, caso esteja satisfeito com sua carreira, manter as qualidades profissionais que já possui. Aproveite também os inúmeros recursos online grátis, incluindo tutoriais, e-books, vídeos, etc.

3. Presença online

A internet é a vitrine atual dos profissionais, por isso é fundamental que sejamos facilmente encontrados neste mundo virtual. Preencha seus perfis nas redes sociais de forma atrativa, crie um portfólio para mostrar o seu trabalho e vá atrás das empresas que esteja interessado em trabalhar.
Saiba o que estão falando e mantenha-se informado sobre o panorama de emprego – tudo isso vai servir para impressionar os empregadores com o seu interesse e insights.

4. Networking em redes sociais

Nas redes sociais, reconecte seus antigos colegas e formar novos ciclos de amizade. Dependendo do momento que se encontra na carreira, reconexão significa entrar em contato com ex-parceiros de trabalho, professores universitários, chefes, etc. Pergunte como eles estão, onde estão trabalhando (é uma rede social, afinal de contas!), faça com que eles saibam que você está procurando emprego. Cogite a possibilidade de uma indicação.

5. Feiras e eventos

Feiras e eventos voltados ao desenvolvimento de carreira são grandes recursos para incrementar o currículo com aprendizagem prática. Alimentar as novidades da profissão que exerce é enriquecedor, mostra que o profissional realmente gosta do que faz e sente prazer em se aprofundar naquilo. Cada palestra ou feira frequentada representa uma oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes de forma menos formal.

6. Freelancing

Alguns candidatos a emprego se opõem a qualquer oportunidade que não seja um trabalho em tempo integral. Entretanto, o freelancing ainda é uma ótima maneira de continuar exercendo a profissão com retorno financeiro, podendo ser uma fonte de renda que te “salve” nos períodos que estiver desempregado.


Fonte: O que fazer quando se está desempregado | Portal Carreira & Sucesso 

Postar um comentário

0 Comentários