"Bom dia! Que calor, né? Será que irá chover?" Quem nunca presenciou um diálogo como este no elevador? Mas, se você é empreendedor, não há tempo a perder com papo furado. Os valiosos segundos entre um andar e outro podem ser a oportunidade de apresentar o seu negócio a um investidor ou um cliente.
O tempo é curto, a situação, favorável, mas o ambiente não é tão propício. Este é o cenário de um “elevator pitch”, que, se feito de forma direta e correta, pode dar bons resultados para sua startup.
“O pitch é uma ferramenta útil para quando você precisa conquistar seu expectador (seja um investidor ou um cliente) rapidamente, para que ele se interesse em continuar a avaliar sua proposta. Ele deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas”, diz o investidor anjo Cássio Spina, fundador da Anjos do Brasil e autor do guia O Pitch (Quase) Perfeito.
Seja no elevador ou em outro lugar, aproveite as dicas de Spina para fazer um pitch eficaz:
1. Faça uma pergunta no início (como por exemplo: “você conhece...?”) para avaliar o conhecimento da outra pessoa sobre o tema a ser apresentado. Assim, você já sabe de que ponto deve começar seu discurso.
2. Comece falando da oportunidade que você identificou. Que lacuna você viu no mercado e como sua ideia irá solucionar/atender a necessidade ou o problema.
3. Não gaste seu tempo falando o óbvio (como “a água em um bem essencial para a humanidade”). Nada de preciosismo ou redundância.
4. Não tente explicar todo o seu negócio. Busque apenas apresentar os pontos mais importantes. Lembre-se de que o objetivo é fazer com que a pessoa se interesse pelo negócio, e posteriormente busque mais informações.
5. O pitch não deve ultrapassar 5 minutos.
6. Adapte a linguagem ao público. Se você for apresentar sua ideia a alguém da área de marketing, evite termos financeiros, e vice-versa.
7. Se possível, ao final, peça um feedback com sugestões para melhorar seu pitch.
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