Autor: Roni Silva
Um bom chefe é aquele que trilha o caminho que sua equipe deve percorrer e que está atento a toda e qualquer eventualidade, pois deve sempre estar um passo a frente. Mas para toda regra há uma exceção, por isso, também existe aquele tipo de chefe que não está muito conectado com sua equipe ou que não os coloca a par de suas atribuições.
Muitos colaboradores se desmotivam, pois este é um dilema quase que sem solução, afinal, como cobrar a pessoa que deveria ser um exemplo para sua equipe? Embora seja um grande desafio, é possível amenizar e até reverter a situação.
Confira na sequência uma entrevista com Erik Penna (consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”), e saiba o que fazer quando o seu gestor deixa a desejar:
Se o chefe não colabora com a equipe o que fazer?
O ideal é que o chefe colabore e promova um ambiente motivador para toda equipe, mas se ele não faz isso, a dica para os liderados é: dê o seu melhor enquanto estiver vestindo a camisa dessa organização, pois o seu desempenho e a sua imagem estão em jogo.
Saiba que o melhor currículo que você poderá apresentar em uma eventual próxima empresa é justamente seu alto desempenho e a excelência nos resultados que conquistou. Tenha em mente que, quando você estiver em um cargo de liderança, evite cometer o mesmo erro e prepare-se para fazer diferente e melhor.
Um colaborador pode cobrar o seu chefe?
Todos nós temos falhas e o colaborador pode fazer essa cobrança, mas de uma maneira assertiva. Não caia na armadilha de ficar fofocando com os colegas de trabalho sobre os defeitos do chefe.
Espere a hora certa e a oportunidade adequada, chame-o em particular e entre outros assuntos, aborde o ponto que ele poderia melhorar. Vale refletir a frase do publicitário Duda Mendonça: “Comunicação não é o que a gente fala e sim o que o outro entende”, portanto, não se preocupe apenas com o conteúdo da mensagem, mas também com a forma que deve apresentá-la.
Como abordar este assunto na organização?
Utilize a técnica conhecida como sanduíche ou PNP, que consiste em abordar primeiramente alguma ação ou aspecto positivo do chefe. Depois, apresente o fato negativo que o desagrada e finalize com algo positivo e otimista. Fazendo desta forma, aumentará consideravelmente as chances do líder refletir e adotar novas e melhores práticas.
Se o chefe não desempenhar suas funções quais as consequências para os colaboradores de sua equipe e para a organização?
A liderança moderna é aquela que inspira e transforma os liderados não só com palavras, mas, sobretudo, por meio de belos exemplos. Aprecio muito a frase de Steve Beckman: “Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você”.
Então, se um chefe que não desempenha suas funções e não motiva sua equipe, ele tende a perder a credibilidade e o respeito dos funcionários. Isso reduz o engajamento dos integrantes e os resultados da organização tende a cair.
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