Eduardo Ferraz afirma que pequenos empresários devem aprender recusar projetos quando não têm estrutura para aceitar
Por Camila Lam (Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas)
Excesso de trabalho, equipe reduzida, pouco dinheiro para investir, pressão da concorrência e situação econômica delicada são situações cada vez mais comuns na vida dos empreendedores e de seus funcionários. Na prática, por melhor que seja o negócio, há momentos em que qualquer um fica cansado, irritado ou frustrado. Sentir-se assim certamente acentua o estresse e diminui a produtividade.
Entretanto, é possível utilizar algumas estratégias para diminuir seu estresse no dia-a-dia e aumentar sua reserva de energia para enfrentar melhor os desafios que seu trabalho exige.
1. Tenha um hobby
Uma das principais válvulas de escape para amenizar o cansaço mental é ter um hobby. Praticar um esporte, fazer coleções, assistir aos seus filmes favoritos ou fazer qualquer atividade que lhe dê prazer será uma ótima pedida.
2. Não leve trabalho para casa
Vale a pena ficar uma hora a mais na empresa e terminar suas atividades extras do que levar serviços para casa e não conseguir descansar. Trabalhar à noite, além de render pouco, esgota a reserva de energia da maioria das pessoas e faz com que elas durmam mal. É muito mais produtivo começar o dia seguinte descansado.
3. Organize-se
A desorganização é extremamente estressante, pois a pessoa faz tudo ao mesmo tempo e não dá prioridade às tarefas mais importantes que ficam, quase sempre, deixadas para a última hora. Use sua agenda, nunca dependa apenas de sua memória e organize seus compromissos com pelo menos dois dias de antecedência.
4. Delegue algumas tarefas
A maioria dos pequenos empreendedores não consegue tirar sequer uma semana de férias, pois a carga de trabalho é grande e eles tendem a centralizar todas as decisões. Procure delegar tarefas às pessoas de sua confiança. Isso servirá como treinamento para eles e diminuirá sua carga de trabalho.
5. Aprenda a dizer não
Recuse projetos, novos clientes ou eventos sociais para os quais você não tenha tempo ou estrutura. Excesso de demandas tira o foco e estressa profundamente. Saber dizer não dará muito mais tempo para que você use melhor sua energia com o que realmente vale a pena.
Fonte: exame.abril.com.br
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