Por Camila Lam (Respondido por Millor Machado)
Criar um produto ou serviço inovador possui a grande vantagem de te deixar na frente dos concorrentes. Por outro lado, essa inovação normalmente é acompanhada pelo risco do produto não ser aceito pelo mercado na mesma velocidade que esperávamos.
Mesmo sendo a inovação mais bacana do mundo, as pessoas possuem uma aversão natural a tudo que é muito novo e ainda não foi validado. Da mesma forma que a maioria das pessoas espera ouvir a opinião dos amigos antes de assistir um filme, esse fenômeno também acontece no lançamento de um produto ou serviço de uma startup.
Em compensação, existe um tipo de pessoa que deve ser o foco inicial na hora de lançar a sua inovação. Esse tipo é o cliente pioneiro, termo originado do inglês early adopter.
A principal característica do cliente pioneiro é que, ao contrário de boa parte das pessoas, ele gosta justamente de ser o primeiro a testar alguma coisa, mesmo sabendo do risco daquele produto ou serviço não funcionar muito bem. O cliente pioneiro está disposto a pagar caro pela novidade, mesmo sabendo que a primeira versão da inovação será consideravelmente fraca em comparação às que estão por vir.
Por isso, ao invés de apostar todas as suas fichas em um mega lançamento e gastar todos seus esforços de marketing em grandes campanhas, faça um lançamento pequeno, focado nos clientes pioneiros.
Além de servirem como validadores para os clientes mais “tradicionais”, os clientes pioneiros normalmente fazem questão de servir como cobaias e de darem sugestões de melhorias que farão toda a diferença na hora de atingir o mercado de massa.
Se quiser reduzir o risco na hora de lançar um novo produto ou serviço, pense primeiro em como você irá atingir os clientes pioneiros. Depois de conquistá-lo, aí sim vale a pena pensar em como ganhar escala.
Fonte: exame.abril.com.br
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