Por Marcelo Cabral
Existem vários caminhos para divulgar a sua empresa. O primeiro passo é incentivar o boca a boca, meio que envolve o menor investimento, apresenta um bom nível de confiança, e sempre surge de um cliente satisfeito.
Sugiro a leitura da postagem: Marketing Boca-a-Boca
Depois de esgotar o potencial da comunicação interpessoal, o empresário pode investir em:
• meios de comunicação de massa (TV, rádio, jornal, revista, outdoor, cinema, panfletagem etc.)
Mas lembre-se que este meio de comunicação atrai bastante cliente e você precisa se preparar para a situação, pois muitas empresas gastam com grandes propagandas e jogam dinheiro no lixo quando não tem estrutura para suportar o novo volume de clientes;
• tentar atingir a maior quantidade possível de pessoas e/ou empresas, estas que tenham forte presença mercadológica e em várias praças simultaneamente, tais como grandes redes de lojas, podendo formar parcerias tanto na divulgação das mídias;
• meios de comunicação mais segmentados, dirigidos e direcionados (visita pessoal, ferramentas de marketing direto, internet, jornais e revistas dirigidas para públicos específicos etc.);
• empresas que tenham uma abrangência mercadológica limitada (públicos e regiões específicas) e que não tenham grandes recursos financeiros para investir em Marketing;
• Internet, o investimento em novas tecnologias não garante 100% do retorno financeiro aplicado, mas garante que você não saia do mercado, ou seja, superado pela concorrência;
• E araves da internet utilizar ferramentas como “E-mail Marketing”
Para este último tópico aproveite para ler:
Última dica, lembre-se de verificar qual seu público alvo, assim você poderá direcionar melhor a divulgação de sua empresa
Marcelo Cabral
Administrador, Contador, Consultor, Palestrante, criador do Blog do Cabra e do Blog Administrando Você.
Fonte da imagem: gettyimages
2 Comentários
ja esta anotado o contato... sempre precisamos ter listas de fornecedores e prestadores de servicos ataulizadas...
um abraço
No emailmanager, nós temos também um blog que é Guru em e-mail marketing. Gostaria de convidá-lo a fazer uma consulta e deixá-lo à disposição para publicação.
Vocês já utilizam um sistema completo de email marketing?
Abraços e sucesso
Nina Rosa
www.emailmanager.com