Advertisement

Responsive Advertisement

EMAIL MARKETING: O QUE É?

por Carlos Humberto L. Costa

Essa matéria é destinada as empresas que procuram uma forma de adquirir novos clientes, apresentar novos produtos/serviços aos clientes atuais ou melhorar o relacionamento com seus clientes. Sendo assim, essa matéria pretende desvendar os objetivos do email marketing.


O que é Email MarketingBasicamente, Email Marketing é uma forma de marketing direto que usa a mensagem eletrônica (Email) como meio de se comunicar comercialmente com clientes atuais e/ou clientes em potencial.Os principais propósitos do Email Marketing são:


• Adquirir novos clientes;


• Apresentar seus novos produtos aos clientes atuais;


• Melhorar a relação comercial com seus clientes atuais ou velhos clientes, encorajando a lealdade do cliente com a empresa.


As vantagens do Email Marketing


O Email Marketing possui melhor custo/benefício frente a outras formas de marketing direto como mala-direta e telemarketing. Papel, arte, impressão, envelope e taxa postal somam um custo expressivo à mala-direta. Telemarketing resulta em contas telefônicas elevadas e freqüentemente sem grandes resultados, já que muitas pessoas o caracterizam como desagradável. Algumas vantagens que tem tornado o email marketing bem aceito pelo mercado são:


• Excelente custo/benefício – A empresa não precisa ter gastos com arte, papel e impressão.


• Personalização – É possível uma comunicação mais pessoal com o cliente, não os tratando como um simples número. No mercado competitivo e exigente de hoje a comunicação padronizada e de massa não tem mais espaço.


• Aumenta a retenção de clientes – A redução nos custos de relacionamento, através do email marketing, permite uma maior comunicação com cliente, e assim maior retenção.


• Liberdade ao cliente – Através de um link ao final do email, é possível dar a liberdade ao cliente de não querer mais receber o email marketing.


• Rápido – Segundo estudos, 91% das mensagens chegam ao seu destino em até 5 minutos.


• Estatísticas de resultados imediatas – Através de softwares específicos é possível acompanhar estatísticas instantaneamente, como por exemplo, número de emails que realmente foram abertos, link de produtos mais acessados através do email marketing, entre outras.


Conclusão


O Email Marketing é uma das mais poderosas ferramentas de marketing direto. É fácil, rápida, direta e altamente efetiva. Sua informação é enviada em minutos e você pode acompanhar os resultados de seus esforços imediatamente. O Email Marketing lhe permite oferecer mais informações aos seus clientes e de maneira mais freqüente. Como exemplo de informações pode-se ter, promoções, anúncio de novos serviços, saudações em datas especiais, convites para eventos e muito, muito mais. Tudo depende de sua criatividade.


Carlos Humberto L. Costa Consultor em E-Business e Sócio-Diretor da IntelVision – Soluções Inteligentes e ocasionalmente escreve sobre Tecnologia e Internet para pequenos negócios. Graduado em Ciência da Computação – PUCPR. Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação – UniFAE. Diversas Certificações pelo


SEBRAE/PR.Sites: www.intelvision.com.br e www.intelzine.com.br


Email: carloshumberto@intelvision.com.br

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Olá, conheço uma ferramenta de email marketing de um jeito fácil e poderoso: oemailmanager é a ferramenta de email marketing super moderna Ele tem redes sociais integradas e um monte de opções. Fica a dica
Abraços

Nina