6 Sinais de Que Você Irá Fracassar Como Empreendedor

Sem alguns atributos, muitos empreendedores podem fracassar na hora de começar o próprio negócio 

Por Camila Lam

O comportamento do empreendedor influencia muito no sucesso de seu negócio. Para Edison Kalaf, professor de empreendedorismo e inovação da Business School São Paulo (BSP), pessoas muito conservadoras têm mais dificuldades para ter sucesso como empreendedor. “O comportamento natural do empreendedor é se envolver com o risco”, afirma.

É importante ressaltar que empreendedor não é somente aquele que é dono de um negócio. “Um funcionário público ou um dono de uma franquia também podem ser considerados empreendedores”, explica Thiago de Carvalho, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Para o professor de empreendedorismo, João Bonomo, do Ibmec/MG, não ser uma pessoa resiliente é um dos sinais de que irá falhar como empreendedor. Veja outros aspectos que sinalizam de que o caminho para obter sucesso no empreendedorismo poderá ser um pouco mais longo do que o esperado.

1. Não gosta do que faz 

Escolher uma atividade que não o motiva diminui bastante a chance de a pessoa se dedicar ao negócio. No começo de uma empreitada, a dedicação e a paixão do empreendedor pelo negócio farão diferença. “Energia é fundamental, principalmente no inicio”, afirma Kalaf.

Além disso, é importante que o empresário se preocupe em alinhar os seus valores com o empreendimento. Caso contrário, a frustração impedirá que ele busque soluções para que a empresa cresça.

2. É arrogante

O medo de receber críticas acaba limitando o empreendedor. Pior do que não gostar de receber críticas, segundo Carvalho, é não identificar quais são os seus pontos fracos e que precisam ser desenvolvidos.

Para Kalaf, se o empresário é arrogante e não está disposto a ouvir os sócios, os clientes e os funcionários, as chances de fracassar aumentam bastante.

3. Busca estabilidade

Um empreendedor não pode esperar um salário regular como retorno do negócio. Para Bonomo, pensar em possibilidades, em resolver um problema e em crescer deveriam ser as principais preocupações.

Um dos principais mitos de quem deseja abrir um negócio é achar que será autônomo e terá segurança. Pelo contrário, os desafios para manter a empresa em dia faz com que a jornada de trabalho se estenda facilmente para mais de 12 horas.

4. Não tem visão gerencial

Para empreender, não basta ter conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que oferece. Para Bonomo, é fundamental ter uma visão do mercado, saber planejar, organizar os recursos e desenvolver um estilo de liderança.

5. Não consegue passar por uma crise

Errar e lidar com incertezas e problemas na empresa faz parte da rotina de um empreendedor. Mas, saber lidar com o fracasso não é para qualquer um. “Tem gente que tem medo de falhar”, afirma Carvalho.

Ter um bom plano de negócios e escolher bons sócios são algumas atitudes que podem ajudar a controlar o medo de empreender.

6. É uma pessoa muito introvertida

Ter dificuldade para se relacionar, não saber expor as suas ideias e ser uma pessoa tímida são algumas características que podem dificultar, e muito, a vida de um empreendedor. Entretanto, quando há a figura de um sócio extrovertido esse fator já não pesa tanto.

Para Bonomo, saber negociar com clientes, fornecedores e potenciais investidores faz parte do cotidiano de qualquer empresário.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More