Como Medir o Seu Marketing

Já é possível pensar em campanhas que integrem o virtual e o mundo físico para promover o seu negócio

Campanhas de marketing em mídias tradicionais, como veículos impressos e televisão, ainda tomam parte das estratégias de propaganda das empresas. Mas pouco a pouco, a web também tem se mostrado um ótimo canal publicitário. Por isso, uma marca deve considerar os dois caminhos na hora de definir os planos e orçamentos de marketing.

Mais do que isso, hoje já é possível integrar o marketing convencional e o digital, e medir o alcance a eficiência de uma campanha. Publicidades integradas podem trazer um retorno melhor sobre o investimento feito e oferecer mais interação com o público-alvo. Se você consegue criar um modelo de propaganda para rádio, televisão e internet (e pensar em uma forma de conectá-los) isso pode causar mais engajamento e garantir resultados mais assertivos.

É claro que o que vai definir a saúde da sua campanha, tanto no off quanto no online, é o monitoramento. Há muitas maneiras de analisar como andam suas campanhas no mundo físico, e inclusive utilizar dados da web para se basear. Considere as seguintes opções:

Use análises web

• Compare as tendências de “tráfego direto” (digitação da URL no navegador) com datas e locais das campanhas. Assim você consegue saber se a sua publicidade offline está terminando no ambiente online. Por exemplo, se a propaganda da sua empresa passa na TV no intervalo da novela das oito, você consegue monitorar a web e descobrir se nesse período houve acessos no site da sua campanha.

• Cheque como e quanto as palavras-chave da campanha estão sendo usadas nos motores de busca da web. O Google tem algumas ferramentas como o Trends que conseguem exibir as palavras mais buscadas do momento. Dá para ter uma ideia do quanto andam pesquisando por aquelas que tem a ver com a campanha da sua empresa.

• Faça landing pages, que são páginas específicas da sua campanha. Ali você mostra ao público-alvo o que está oferecendo com detalhes e consegue se promover com mais foco.

• Adicione códigos de monitoramento a suas URLSs. Assim você consegue medir quantos cliques o seu link conseguiu, se eles levaram o usuário ao objetivo final da campanha (comprar o produto, compartilhar algo, entre outros). Isso pode ser feito através de ferramentas de Analytics.

• Use URLs curtas. Objetividade na hora de criar esses links vai garantir mais atenção do usuário. O Google tem um serviço de criação de URLs que pode ajudar com campanhas personalizadas (acesse aqui).

• Crie um QR code para impressão ou exibição e adicione monitoramento à URL de destino. Os QR codes tem ajudado a conectar campanhas do mundo real com o virtual, através delas você consegue levar o público de um anúncio impresso para o site da campanha em pouco tempo.

Use monitoramento por telefone 

• Associe números únicos de telefone. Pode servir para um monitoramento mais específico.

Monitore a adesão

• Use códigos de desconto únicos para cada campanha para atribuir à venda. No caso dos e-commerces, isso é válido para saber os resultados de uma liquidação, por exemplo.

• Fomente a formação de fãs, que sigam e reproduzam o conteúdo da campanha. Cada vez mais o marketing de conteúdo vai servir como base para campanhas integradas. Se você conseguir levar uma campanha interessante da televisão para a internet, de uma forma divertida e envolvente, as chances de ganhar compartilhamentos e engajamento são grandes.

• Use um sistema de CRM (Custumer Relationship Management) para monitorar ligações. Nada mais são do que mecanismos de gerenciamento do relacionamento com o cliente que podem ajudar a organizar o diálogo com o público final.

Determine o retorno ideal sobre investimento feito

• O que você quer que as pessoas façam quando verem sua campanha? Estime o valor de cada ligação, requisição de catálogo ou assinatura na newsletter e implemente monitoramento de e-commerce. Você não quer jogar dinheiro pela janela, então é importante estar de olhos abertos para o que está dando errado para saber a hora de agir. Investir na campanha certa é investir naquela que mais estará dando retorno ao seu negócio, afinal.


Fonte: Revistaw
Fonte da imagem: Clique aqui

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