Advertisement

Responsive Advertisement

Torne-se um Bom Negociador

Certas dicas, quando seguidas, podem transformar qualquer um em um bom negociante

Por Redação

Temendo uma rejeição, grande parte das pessoas evita enfrentar as opiniões de superiores, colegas e até familiares. É, ninguém gosta de ser rejeitado, e, consequentemente, devido ao medo de receber um “não”, ninguém gosta de negociar.

A grande prova disso é que, segundo estudo do LinkedIn nos EUA, quando se trata de negociação no local de trabalho, 42% dos profissionais se sentem desconfortáveis – um quarto deles revelou que nunca chegou a negociou no ambiente de trabalho.

O que poucos sabem é que ser um bom negociador traz vantagens para diversas áreas da vida, não apenas para o lado profissional.

“Profissionais que não conseguem negociar prestam um desserviço grave - financeiro e pessoal. Um simples exemplo pode ser o de aumento de salário: aqueles que não o negociam podem deixar de ganhar muito dinheiro – mesmo que seja um pequeno montante por mês. Porém, com o passar dos anos, esse dinheiro poderá fazer falta nas economias da aposentadoria”, explica Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coaching.

A falta de negociação pode instaurar um problema mesmo em casos que não envolvam assuntos financeiros. “As capacidades de negociação e resolução de conflitos são características necessárias para aqueles que desejam se tornar líderes em alguma fase da vida”, informa a consultora.

Quando ciente da importância da negociação, existem algumas soluções práticas que podem ser seguidas para aqueles que desejam desenvolver esse lado da personalidade:

Ser flexível - dessa forma é mais fácil de obter acordos que sejam satisfatórios para todas as partes envolvidas;

Entender que “não” pode significar “ainda não” - aquele momento pode não ter sido melhor, então o ideal é pedir uma segunda vez, em circunstâncias diferentes. “Se você nunca ouviu um 'não', provavelmente, você não pediu o suficiente", comenta Madalena Feliciano;

Fazer o dever de casa - elabore um plano para a sua proposta, destacando as partes importantes. Também é importante, durante a negociação, manter uma conversa, sem que ela acabe de forma abrupta.

Outras dicas importantes são estudar e entender as circunstâncias que envolvem uma negociação; perguntar e escutar com atenção; aprender a lidar com as emoções; manter um clima positivo e produtivo; utilizar as suas características e diferenças ao seu favor; ser criativo e ter uma pauta de trabalho já definida – ou, pelo menos, com as principais informações detalhadas.

“Ter suas expectativas e objetivos definidos é um grande passo. Pessoas que sofrem de baixas expectativas miram baixo e obtém pouco. O ideal é ter uma proposta ambiciosa, possível de ser realizada, e que seja capaz de motivar o profissional, e não simplesmente satisfazê-lo", elenca a diretora. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários