Advertisement

Responsive Advertisement

Como Perder o Medo de Abrir um Negócio

Um planejamento bem feito ajuda a minimizar os riscos e aplacar o medo

Editado por Priscila Zuini (Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo) 

Começar um negócio é um daqueles sonhos que, para muitas pessoas, nunca se torna realidade por causa do medo. Alguns têm ideias de negócios incríveis, inclusive validadas por um potencial mercado consumidor, mas o medo paralisa, diante de um cenário de incertezas.

O medo associado ao início de um negócio não é irracional, na verdade é absolutamente compreensível diante de angústias e pensamentos como “E se eu pedir demissão do meu emprego e não der certo?” ou "E se a minha família não me apoiar?” ou ainda “E se eu perder todo o meu dinheiro?".

Entretanto, os empreendedores mais bem sucedidos que conheço não têm medo de assumir um risco se eles realmente acreditam que tem uma boa ideia. Na verdade, eles buscam aprender sobre os eventuais riscos associados ao negócio para tentar minimizá-los ou até mesmo eliminá-los.

A certeza do sucesso em qualquer negócio está longe de ser algo que possa ser garantido, mas assim como acontece em nossas vidas, precisamos aprender a lidar com os riscos pessoais, emocionais e financeiros para conseguirmos o que desejamos.

Para diminuir os riscos, busque informações e conhecimentos na fase do planejamento. Procure conhecer histórias de outros empreendedores. Entenda como eles enfrentaram os momentos de dúvidas e incertezas e como seguiram em frente.

Busque ampliar seus conhecimentos sobre gestão financeira, marketing, gestão de pessoas e administração em geral. Pesquise as tendências do setor que você pretende atuar, assim como conhecer todos os concorrentes diretos e indiretos e suas respectivas estratégias.

Tenha um sócio para dividir seus medos e ansiedades. Como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor que uma. Mais do que ter alguém para somente dividir o risco, ter um sócio ajuda e muito no planejamento e na gestão do negócio quando há complementaridade de conhecimentos, atitudes e competências.

Portanto, empreender muitas vezes pode ser associado a um grande salto sem paraquedas, mas o mais recomendado é que você se prepare, busque conhecimento e tenha um bom planejamento para minimizar seus riscos e medos. 

Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários