Advertisement

Responsive Advertisement

30 Dicas Para Dar Uma Guinada no Seu Negócio em 1 Mês

Com pequenas mudanças, sua empresa pode crescer e ter melhores resultados

Por Priscila Zuini

Uma pequena empresa não muda de um mês para o outro. Mas pequenas ações podem fazer um enorme impacto no longo prazo. Por isso, aperfeiçoar as vendas, o marketing e o relacionamento com os clientes é o primeiro passo para ter um negócio sustentável.

Confira abaixo trinta dicas de especialistas em vários temas para que seu negócio cresça cada dia mais. 

1. Melhore o atendimento

Seja antes ou depois de uma venda, um atendimento bem feito pode fazer toda a diferença no marketing do seu negócio. Por isso, construa um relacionamento com os clientes e resolva os problemas o mais rápido possível.

2. Contrate bons funcionários

A contratação de um novo funcionário precisa ser bem pensada. Análise o currículo e também se prepare para uma entrevista. Só uma boa equipe será capaz de ajudar seu negócio crescer.

3. Crie um blog

Conteúdo sobre o seu setor de atuação pode ser uma boa maneira de atrair novos clientes. Use os conhecimentos que tem para divulgar informações que possam trazer consumidores. O ideal é ter alguém dedicado a esta atividade diariamente.

4. Motive a equipe

É tarefa do empreendedor se empenhar em manter a equipe motivada. Histórias de superação e recompensas ajudam nesta tarefa.

5. Escolha bem a fonte de crédito

Para muitas empresas, má decisões na hora de tomar crédito podem ser fatais. Pesquise e só busque empréstimos bancários depois de analisar as taxas de juros e condições específicas.

6. Use as redes sociais

Uma empresa fora das redes sociais não existe para muitos consumidores. Por isso, faça um uso criativo das redes além de só manter um perfil sem atualizações.

7. Organize treinamentos

Treinamentos são essenciais para manter todos atualizados e prontos para o trabalho. É importante saber quais são os melhores momentos e os formatos mais adequados para os treinamentos e garantir que todos participem.

8. Separe tarefas urgentes e importantes

Dar prioridade ao que realmente interessa é indispensável. Na rotina corrida, o empreendedor corre o risco de confundir urgências com tarefas importantes. Organize-se, delegue tarefas e acompanhe os indicadores do negócio para não confundir mais.

9. Gaste menos

Cortar custos, mesmo os que parecem inofensivos, é uma maneira de ganhar rentabilidade. Procure fazer mais pelo negócio gastando menos e meça os resultados depois de um período.

10. Avalie sua margem de lucro

Conhecer a margem de lucro ideal dos produtos e todos os custos envolvidos na produção são ideias para melhorar os resultados.

11. Capacite-se para vender mais

Mesmo sem pagar por um treinamento é possível vender mais. Procure livros sobre o tema que possam trazer dicas e soluções para melhorar as vendas do seu negócio.

12. Melhore sua abordagem aos clientes

Treine a equipe para se aproximar do cliente de forma mais adequada, sem parecer indiferente nem inconveniente. Este primeiro contato pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda.

13. Lidere

Seja qual for o seu tipo de liderança, é preciso se mostrar disponível e tomar decisões pelo negócio. Ser um líder ajuda a inspirar e engajar os funcionários. 

14. Livre-se de maus hábitos financeiros

Se você mistura suas contas pessoais com as da empresa, este é o momento de revisar esta atitude. Livrar-se de maus hábitos nas finanças da empresa pode representar ganhos no final do mês.

15. Estude

Procure livros e palestras online com dicas práticas a problemas do seu negócio. Faça uma lista do que poderia ser melhorado e busque histórias de quem já superou algo parecido para se inspirar.

16. Venda mais

Aumentar as vendas é uma das formas de melhorar os resultados. Entenda seu cliente, organize o processo de vendas e avalie se é possível ampliar o seu mercado.

17. Aprimore a gestão

Uma das dicas para administrar melhor o seu negócio é fazer um planejamento estratégico. Além disso, promova melhorias contínuas para conseguir alavancar seu negócio.

18. Busque um investidor

Se a revolução do seu negócio depende de conhecimento e capital, uma das melhores alternativas é procurar um investidor-anjo. Comece a fazer contatos e apresentar seu projeto para encontrar um anjo.

19. Cause uma boa primeira impressão

Causar uma boa impressão depende também da aparência. Vista-se adequadamente para cada ocasião e tenha sempre uma peça de roupa guardada para emergências, como uma reunião inesperada.

20. Trace uma estratégia de marketing

Fazer um plano estratégico é colocar no papel o caminho que se pretende percorrer para atingir os objetivos do negócio. Dedique algum tempo a elaborar este documento.

21. Recompense seus vendedores

Recompensar os vendedores é uma forma de manter a equipe motivada. Elogios, folgas e presentes são formas de reconhecer o bom trabalho na sua pequena empresa.

22. Faça um checkup nas finanças

Organize as contas, procure gastos desnecessários e faça uma limpeza nas finanças do seu negócio. Assim, é possível verificar a real situação da empresa e até fazer investimentos.

23. Inspire-se em bons exemplos

Os erros e acertos de outros empreendedores podem ser a ajuda que faltava para o seu negócio. Aproveite os bons exemplos de empreendedores para se inspirar.

24. Negocie melhor

Aprender a negociar ajuda a tomar decisões melhores, desde uma reunião com fornecedores até a contratação de novos funcionários. Prepare-se para a negociação e não deixe de conhecer o interlocutor.

25. Crie uma campanha no Facebook

Hoje, o Facebook é responsável por trazer boa parte dos consumidores online das empresas. Por isso, pense em uma campanha que ajude a aumentar a atuação do negócio na rede.

26. Construa valores

Ética e meritocracia são valores que sua empresa deve ter para conseguir se desenvolver e ser sustentável.

27. Conheça suas dívidas

Ter dívidas nem sempre é ruim. O problema é não conhecer os limites e aplicar mal o dinheiro do negócio. Faça uma análise das dívidas e um plano de pagamento.

28. Aprenda a lidar com todo tipo de cliente

Existem muitos tipos de clientes, do simpático ao indeciso, e saber lidar com cada um deles ajuda a melhorar as taxas de conversão. Estude o cliente e entenda suas necessidades antes de propor um negócio.

29. Tenha planilhas de controle

Ter planilhas para controlar o negócio é um dos passos para ter sucesso. Controle o fluxo de caixa e as contas mensais para não perder o controle.

30. Não desanime

Os desafios diários de manter um negócio podem desanimar, mas manter o ânimo é importante para que o negócio sobreviva e tenha sucesso.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários