De biografias a manuais de startups, empresários indicam leituras para quem quer empreender
Por Priscila Zuini
Quase metade dos brasileiros sonha em abrir o próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM). A vontade de empreender, no entanto, não é suficiente. Segundo estudos do Sebrae, falta de capacitação e de capacidade gerencial estão entre as principais causas de falência.
Fazer estudos de mercado e buscar inspirações são tarefas de quem está querendo começar um negócio. Para ajudar, EXAME.com consultou empreendedores de várias áreas para conhecer suas sugestões de leituras para quem vai empreender.
“Sonho Grande”, de Cristiane Correa
A trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira é o foco deste livro. "A unidade dos sócios e a visão compartilhada que eles tinham foram essenciais para os resultados de longo prazo, possibilitando a construção de um legado gigantesco", opina Flávio Aguiar, CEO do Widbook.
"Imagens da Organização", de Gareth Morgan
O livro aborda os principais conceitos de administração usados por executivos e oferece novas abordagens a vários temas. "O livro ensina a olhar a empresa de diferentes ângulos, possibilitando que o empreendedor seja capaz de analisar o desempenho e solucionar problemas da organização de forma objetiva e clara", define Pieter Lekkerkerk, sócio da EscolherSeguro.
"The Everything Store", de Brad Stone
O livro narra a história de Jezz Bezos, fundador da Amazon, e fala sobre sua forma de gerir uma empresa deste porte. "Fortaleceu nossa ideia que o foco total na experiência do cliente tem que ser o centro do negócio", diz Joshua Kempf, do Gaveteiro.
"A Startup Enxuta", de Eric Ries
Uma das bíblias de quem quer criar uma startup, este livro dá o passo a passo da metodologia lean startup. "Enxergo esse livro como um divisor de águas no mundo do empreendedorismo. Eric Ries basicamente desenvolveu uma metodologia de trabalho que reduz as chances de fracasso de um empreendimento", diz Gabriel Gaspar, fundador da Nibo.
"Satisfação Garantida", de Tony Hsieh
A história do empreendedor Tony Hsieh e da fundação da Zappos são o mote deste livro. "O resultado de sua dedicação foi a gigante americana Zappos, que é reconhecida hoje como a empresa que tem o melhor relacionamento com o cliente em todo o mundo", diz Ofli Guimarães, fundador do Meliuz.
"Free", de Chris Anderson
O livro do renomado Chris Anderson discute as mudanças causadas pela era digital nos negócios, em especial a cultura do "gratuito". "O livro apresenta uma visão de que no futuro tudo será gratuito. Hoje já se pode ver que, em diversos segmentos, essa projeção está ganhando corpo e mercado", opina Daniel Muniz Silva, fundador da VaiMoto.
"O Dilema da Inovação", de Clayton Christensen
O livro discute como a inovação é necessária para empresas de todos os portes evoluirem. "Fala sobre como identificar mercados disruptivos e como conseguir inovar mais e melhor do que as empresas já estabelecidas. Este livro também ensina a sempre procurar novas maneiras de inovar", opina Matias Recchia, CEO da Iguanafix.
"A Arte da Inovação", de Tom Kelley
O livro fala sobre a empresa americana de design Ideo, que projetou o mouse da Apple e diversos outros produtos. "É uma bíblia para o empreendedor que deseja criar uma cultura de inovação constante, o que, na minha opinião, é uma das únicas formas das empresas sobreviverem no longo prazo", opina Stefan Schimenes, fundador da Cazamba.
"The 4-hour workweek", de Timothy Ferriss
O livro conta a experiência de vários empreendedores em busca de dinheiro e negócios sustentáveis. Para Marcelo Ferreira, cofundador do HelloFood, traz uma "visão revolucionária sobre como administrar um negócio e como gerenciar a própria vida".
"Jack, Definitivo", de Jack Welch
Este livro conta a história de Jack Welch, executivo que fez uma importante reestruturação na GE na década de 90. "Sua história é inspiradora. Um menino, filho de um ferroviário nascido em uma pequena cidade americana, que ao longo dos anos se torna um dos maiores executivos de todos os tempos", diz Eduardo Orlando L'Hotellier, CEO do GetNinjas.
Fonte: exame.abril.com.br
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