6 Ótimas Razões Para Você Criar Conteúdo Visual

Postado por Payman Taei

A grande quantidade de dados oferecidos tem sido um tema recorrente e este tema vem sempre junto da questão ameaçadora de como se pode interpretar toda essa informação que está disponível. Como consumidores de dados, estamos constantemente em dúvida se devemos “favoritar” um arquivo interessante ou fazer uma anotação no “Evernote” para voltar e reler este arquivo mais tarde.

Existem tantos dados sendo gerados a cada minuto na internet que usa-se uma grande parte de tempo para decidir sobre como filtrar este conteúdo. Resumindo, passamos mais tempo pesquisando, avaliando e organizando os dados que já existem que acabamos criando mais dados sobre estes dados.

Ao mesmo tempo, como um “provedor” de informação, também somos desafiados: como reunir essa quantidade massiva de dados em um formato claro e interessante sem que o público perca o fio da meada?

O Marketing de Conteúdo Visual
Percebendo este dilema, algum espertinho na internet surgiu com uma ideia única que mistura imagens e dados brutos – os infográficos. Eles são apresentações visuais de informação que comprimem ideias complexas e as apresentam ao público de uma maneira mais fácil de digerir. Eles permitem que dados de difícil compreensão sejam comunicados de maneira simples e clara.

Um infográfico pode ser uma imagem complementar para uma postagem no seu blog ou página na internet, ou também uma peça solitária de informação com um pequeno texto de suporte. Isso significa que você pode basear toda uma postagem de um blog em um infográfico.

Um estudo analisado por Jakob Neilson resultou em algumas descobertas bem interessantes. Para começar, as pessoas vão passar mais tempo na sua página se você amontoar mais palavras; entretanto, eles vão passar apenas 4.4 segundos para cada 100 palavras a mais. Mais importante que isso, as pessoas vão passar o tempo na sua página tentando compreender o layout e observando as imagens. Sendo assim, na realidade, elas leram apenas 20% do texto.

Um estudo conduzido pela escola de negócios de Warthon descobriu que 50% do público foi persuadido por uma apresentação apenas verbal, enquanto outros 67% por uma apresentação verbal que era acompanhada de elementos visuais. Outro estudo descobriu que as cores utilizadas em um infográfico aumentam a vontade de leitura em surpreendentes 80%. Por esta razão, enumero seis pontos que tornam os infográficos tão eficientes para o conteúdo de Marketing:

1. Humanos são criados para processar conteúdo visual. Pense nisso: seriam os sinais de trânsito tão eficientes se fossem apresentados apenas como textos? A maioria das pessoas nem teriam tempo de lê-los enquanto dirige! 

2. Humanos estão cansados do excesso de informação. De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, somos bombardeados com aproximadamente 2 milhões de bits de informação a cada segundo, sendo que só podemos processar 134 bits desses 2 milhões. Nós simplesmente não temos como processar o excesso de dados. 

3. Humanos se lembram de conteúdo visual muito mais rápido que qualquer outro formato. Lembraremos-nos de 80% do que vimos e fizemos, 20% do que lemos e 10% do que ouvimos.

4. Acrescentando material visual cuidadosamente trabalhado, aumenta a credibilidade do que é lido.

5. Infográficos são mais compartilhados - Como os infográficos são fáceis de assimilar, atraentes e divertidos, mais pessoas estão dispostas a compartilhá-los com outras. Isso significa que mais pessoas estão envolvidas no seu conteúdo. 

6. Conquistando a atenção - O primeiro passo para converter curiosos em visitantes e, consequentemente, em clientes, é ganhar a sua atenção. Os infográficos são bem dinâmicos e tornam esse processo muito mais fácil.

Se você tem uma página na internet ou um blog, você não pode mais ficar com um texto simples e sem graça. Pra começar, ninguém “lê” textos online. A maioria das pessoas irá passar pela sua página sem realmente usar as informações contidas nela. Mas com infográficos, você tem um simples e eficiente método de fazer com que eles fiquem por mais tempo, e queiram mais.


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