Advertisement

Responsive Advertisement

Saiba Como Perder a Timidez ao Falar em Público

Não consegue expressar suas ideias no trabalho? Confira maneiras de como perder a timidez ao falar em público

Algumas vezes nos sentimos envergonhados e perdemos nossa habilidade de falar sobre nossas ideias ou vontades. Isso pode ocorrer quando estamos no colégio ou quando já estamos em algum emprego. No mercado de trabalho, porém, não conseguir falar em público pode ser uma grande desvantagem à sua carreira . Veja como mudar isso:

1. Não subestime o valor de suas ideias

Quando você estiver em uma situação na qual precisa falar sobre qual a sua opinião em relação a um determinado assunto, a primeira coisa que passará por sua mente provavelmente será que suas ideias não são boas o suficiente e que é melhor mantê-las apenas para você. Se esse pensamento surgir, afaste-o. Lembre-se que você tem muito com o que contribuir e a sua ideia pode ser o que fará a empresa conquistar o objetivo que deseja.

2. Seja um dos primeiros a falar

Tomar a atitude de se pronunciar na primeira chance que tiver é uma ótima maneira de ajudar você a não pensar muitas vezes e acabar desistindo de falar. Além disso, ser um dos primeiros a falar fará com que sua presença seja mais notada durante as reuniões.

3. Escolha um assunto previamente

Pense sobre coisas que você gostaria de esclarecer. Anote alguns tópicos e decida parte do que você poderia falar. Isso facilitará a tarefa quando chegar o momento de se pronunciar e você saberá melhor o que dizer.

4. Pergunte

Uma boa maneira de se sentir mais seguro com o que você tem a dizer é perguntar para as outras pessoas presentes sobre o que elas pensam sobre um determinado assunto que esteja em discussão. Você aumentará sua participação e saberá como se comunicar melhor.

5. Não censure você mesmo

Passe a não restringir suas ideias. Expresse pelo menos uma delas em cada reunião, sem pausas para decidir se você deveria mesmo continuar a dizer aquilo ou não. Dessa maneira, você começará a se acostumar a falar em público.

6. Entenda que críticas são inevitáveis e úteis

Deixar de se expressar por receio de ouvir críticas negativas ao que você tem a dizer é algo que não pode acontecer. Saber o que outras pessoas pensam sobre suas ideias é importante para entender se há algo de errado no que você pensa que pode estar correto e, então, você terá a chance de criar melhores soluções em grupo.

7. Não deixe seu poder ir embora

Quando nos sentimos inseguros é comum que outras pessoas usem nossas ideias como se fossem delas, tirando nossa credibilidade. Não permita que isso ocorra com você: expresse suas ideias claramente.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários