Advertisement

Responsive Advertisement

...E a educação?



O papel da educação na formação do profissional do futuro


A escola sempre foi o alicerce da formação humana estimulando o jovem a adquirir sensibilidade social e aptidões para a comunicação, de maneira a prepará-los não só para o mundo do trabalho internacionalizado como também para a vida em sociedade. 

Há quase duas décadas, especialistas em educação se debruçam sobre quais as mudanças necessárias na educação para a formação dos novos profissionais do futuro. 

O mundo se transforma a cada instante. Surgem novidades que podem ser sentidas em todas as esferas da vida, e isso atinge diretamente o mercado profissional. Comunicações quase instantâneas para qualquer parte do mundo, mercados globalizados, imensos sistemas de informação, crise de empregos na maioria dos setores tradicionais e necessidade de atualização profissional e cultural constante, entre outras coisas. E a educação, base para o desenvolvimento do conhecimento humano, no meio disso tudo? 

Há mais de duas décadas, entidades importantes como a Unesco, promovem discussões para tentar desenhar as políticas educacionais ideais para essa nova ordem mundial que atendam a demanda de formação exigida dos profissionais do inicio do século 21. 

Não faltam sugestões, porém, é unânime entre os estudiosos que tanto a escola quanto o material didático utilizado deve estar focado para uma formação acadêmica capaz de incutir nos jovens a importância de ser flexível, criativo e estar disposto a contribuir para a inovação. Um dos relevantes papéis da nova escola é o de dar condições para que o aluno desenvolva plenamente à capacidade de lidar com incertezas, ampliar o conhecimento de diferentes culturas a as aptidões multidisciplinares, tendo noções de áreas do conhecimento que formam a base de várias habilidades profissionais, como tecnologias e informática. 

Motivar o interesse e a capacidade de trabalhar em equipes são outras expectativas que o mercado deposita quando se fala em boa formação escolar. 

Muito já se fez e ainda há muito trabalho pela frente. Instituições de ensino inovam e inserem novos conteúdos em seus programas a cada ano. Livros e métodos de ensino se transformam no intuito de estimular o desenvolvimento das aptidões e do conhecimento amplo. E a Viena se orgulha de poder contribuir com a formação do futuro destes jovens que, muito em breve, ocuparão o espaço como as novas lideranças do país. 

E o blog do Cabra também tem muito orgulho em ajudar para que tudo isso se torne uma realidade para toda a população.


Fonte: Boletim Informativo Viena, ano V, nº 17 – 02/2008

Postar um comentário

1 Comentários

é pessoal, esta matéria do boletim de 2008, quatro anos atrás continua atual, como educador estou muito preocupado, o nível dos estudantes está muito baixo, e a maioria não se esforçando para dar o máximo do seu potencial, sinceramente espero que isso mude na próxima geração...