Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - 4 Passos Para Lidar Com os Riscos do Seu Negócio

Especialista fala sobre a importância dos empreendedores conhecerem os riscos


Por Priscila Zuini (Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças)

Eventos inesperados podem afundar até mesmo grandes empresas, que deveriam ter sistemas de gestão de risco e controles financeiros sofisticados. Muitos novos negócios não sobrevivem após cinco anos e, em muitos casos, as empresas acabam perecendo por não entenderem os riscos financeiros do negócio.

As empresas têm fontes de risco claras e ocultas. O que o empreendedor deve fazer em relação a isso? A vantagem dos pequenos empresários é que seus negócios normalmente são menos complexos. No mundo ideal, a empresa faria um mapa de riscos do negócio, com categorias e suas relações de frequência e severidade. Contudo, mesmo sem um mapa de riscos completo, o pequeno empresário pode seguir alguns passos simples.

1. Relacione os riscos mais importantes que a empresa enfrenta (taxa de câmbio, tempo do contrato do aluguel, demanda, qualidade do produto ou serviço, interrupção de serviços etc).

2. Determine se esses riscos são internos ou externos à empresa.

3. Ordene os riscos por importância.

4. Estabeleça planos de ação para cada risco considerado importante.

Com esses passos simples, o empreendedor pode ter uma visão geral dos riscos e se preparar melhor para eventos inesperados.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários