Advertisement

Responsive Advertisement

Os 9 Segredos da Contratação de Sucesso


Encontrar a pessoa ideal para uma vaga pode ser um verdadeiro desafio, especialmente em um mercado de trabalho movimentado e cada vez mais competitivo. Entretanto, você não pode ficar a mercê dos seus candidatos, é preciso que você saiba o que quer e seja capaz de escolher a pessoa certa. Se você não sabe como fazer isso, confira os 9 segredos de uma contratação bem-sucedida:

1. Escreva uma boa descrição para a vaga

Uma boa descrição de emprego não diz apenas quais são as responsabilidades e habilidades necessárias para o cargo. Esse tipo de descrição deve articular como você quer que o trabalho seja feito, assim como dar a entender quais são os objetivos e a maneira como as coisas funcionam dentro da empresa. 

2. Conheça os talentos que você já tem

Você está certo de que ninguém dentro da empresa é capaz de realizar o trabalho que aquela vaga aberta demanda. Pessoas que já trabalham para você tendem a ser melhores do que novos funcionários, portanto, tende verificar se nenhum dos seus colaboradores não está disposto a aprender. 

3. Alinhe seus valores com o processo de contratação

Não existe sentido em dizer que trabalho em equipe é importante e depois permitir que apenas uma pessoa tome a decisão. Procure alinhar e incluir os seus valores no processo de contratação, de maneira que o candidato já vá se familiarizando com o método de trabalho ao longo do processo.

4. Use testes de avaliação profissional

Se você quer que uma pessoa desempenhe bem o trabalho dela na sua empresa, melhor checar esse tipo de informação antes de contratá-la, não? Prepare testes semelhantes às tarefas que o novo contratado exercerá, dessa maneira você consegue visualizar de que maneira ele se sairá naquela função.

5. Desconfie da unanimidade

Se ninguém tem nenhum ponto negativo a considerar sobre um candidato, melhor pensar duas vezes. Nenhum contratado é perfeito, todos têm algo a melhorar. Converse com o seu time de contratação e verifique detalhes como esse antes de se surpreender de maneira negativa. É melhor contratar alguém já sabendo das suas fraquezas.

6. Veja a negociação salarial como um teste

A maneira como as pessoas gerenciam seu dinheiro pode dizer muito sobre como elas negociam em outras áreas da vida. Esse tipo de exercício, por exemplo, pode dizer a você como um futuro funcionário vai lidar com parceiros, consumidores e até mesmo fornecedores. 

7. Comece com um período de experiência

Você não é obrigado a contratar uma pessoa logo de cara se ainda tem dúvidas quanto ao trabalho dela. Por que não tentar um período de experiência para que você possa vê-la em ação? Entretanto, se você propuser isso a um entrevistado, deixe todos os termos claros, para que ninguém se sinta enganado.

8. Ofereça tutoria

Se você quer que um funcionário faça as coisas da maneira como você deseja, ensine a ele a maneira certa. Oferecer tutoria mostra que você está preocupado não só com a sua companhia, mas também com desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário, o que faz com que ele se sinta motivado a trabalhar.

9. Não venda a sua empresa

O recrutador deve explorar um candidato e não persuadi-lo a trabalhar na empresa. Não venda seu negócio, da mesma maneira que um candidato não deve se vender. Procure estabelecer uma discussão sensata sobre como constituir o sucesso da empresa contando com a ajuda profissional desse candidato. Isso tende a ser muito mais honesto e compensador. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários