Advertisement

Responsive Advertisement

4 Formas Dos Empreendedores Ganharem Respeito Como Chefes

Agir de acordo com o seu discurso e incluir sua equipe nas decisões da pequena empresa são as indicações de especialistas

Por Camila Lam

A liderança não é uma habilidade nata para todos os empreendedores, mas para quem é dono de um negócio, o respeito da equipe faz toda a diferença. Para Rômulo Machado, diretor da De Bernt Entschev, a maioria dos erros cometidos por líderes vem da prepotência do próprio. “Não existe um líder que não seja proativo e motivado; a equipe tem que sentir isso nele”, completa.

Não basta ter conhecimento e um bom comportamento para conquistar a equipe. Segundo os especialistas, parte do respeito da equipe vem do carisma e da decisões acertadas do chefe. Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana, explica que tanto para startups quanto para pequenas empresas, o crescimento só virá com uma equipe bem formada e motivada. Confira abaixo as recomendações de especialistas para ganhar respeito como chefe.

1. Comunique-se com a equipe

As pessoas não podem trabalhar sem saber quais são os objetivos da empresa, por isso é o papel do líder estabelecer e explicar quais são de forma clara. “Quanto mais específico for, melhor”, afirma Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. Dessa maneira, ele afirma que a equipe saberá como agir para que todos cumpram as metas.

O desafio está em como se comunicar bem. Machado explica que como uma boa liderança está associada a uma pessoa que delegue bem, o empreendedor que se sinta acanhado pode buscar essa habilidade por meio do coaching.

2. Planeje em conjunto

As pessoas mudam de comportamento quando se sentem parte de um projeto ou meta. Por isso, Rangel acredita que o respeito de um líder vem de sua capacidade de planejar com a equipe. “As pessoas se sentem parte da equipe e valorizadas, além disso estimula a criatividade”, explica.

Soluções criativas e inovação surgem quando as pessoas que executam o processo participam. Por isso, Machado ressalta a importância do líder, ao buscar a solução de um problema, questionar as pessoas ao seu redor.

3. Fique atento

O empreendedor deve prestar atenção ao seu comportamento e o de sua equipe. Não adianta ter funcionários capacitados que estão desmotivados. Pequenos problemas, até mesmo pessoais, devem ser trabalhados, pois interferem no trabalho da equipe. Rangel explica que a inovação surge quando o líder é atento e se esforça para fazer melhorias de forma contínua.

O cuidado com as pessoas não só gerará respeito como será a base para o crescimento de sua empresa. “Mesmo sendo uma empresa pequena, as coisas só acontecem quando a equipe fica presente. Cuide bem do seu time, se você perder um jogador, vai perder o jogo. Essa visão de um time bem montado tem valor inestimado”, explica Nigri.

4. Evite falar muito e fazer pouco

Em momentos de pressão, o empresário deve evitar descontar nas pessoas, pois ameaças e abuso de autoridade não irão ajudar os liderados a cooperarem. Além disso, Machado explica que a postura correta determina o sucesso de um líder e a comunicação conta muito neste momento.

Apostar em pessoas da equipe com habilidade para liderar também contribuirá para o reconhecimento do chefe como líder. O trabalho é contínuo e virá com o tempo. “Não pode abraçar tudo sozinho nem falar e não fazer”, explica Machado.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários