Advertisement

Responsive Advertisement

Coluna do Marcelo - CURRÍCULO - Sete Pecados Capitais na Elaboração




 CURRÍCULO - SETE PECADOS CAPITAIS NA ELABORAÇÃO


Todos os dias, as empresas recrutamento e seleção recebem uma enxurrada de currículos. Os profissionais enviam pelos mais diferentes e motivos:
.
- Na busca do primeiro emprego;
- No desejo de recolocação;
- Pela insatisfação no emprego atual;
- Pelo desejo de ascensão a novas posições e mudanças de áreas de atuação;
- Pelo medo da perda repentina do emprego; e
- Pelo desejo de não seguir a empresa em sua mudança de cidade ou estado.

.
Enfim, dentre outros motivos, os candidatos enviam seus currículos.
.
As características dos candidatos a futuras vagas são bem variadas, fazem parte das mais diversas áreas do mercado. Apresentam distinção em suas carreiras profissionais, com escolaridades que variam desde o ensino médio a pós-graduação. Mas muitos desses profissionais não conseguem se destacar na primeira fase do processo seletivo. Tomando por base as informações colhidas juntos a algumas empresas de recrutamento, muitos dos currículos possuem erros ou mesmo não representam toda a potencialidade do candidato, cometem pequenos ou mesmo grandes equívocos na confecção de seu portal de acesso a uma nova oportunidade, e para os que não estão no mercado esses erros pode ser o acesso a longas filas de desempregados.
.
Vamos citar abaixo alguns dos erros mais comuns encontrados em currículos:
.
1 – Mentiras - alguns ainda insistem, mas os recrutadores atuais estão melhor preparados e são habilidosos em detectar este artifício, coloque apenas o que é real, pois, se o entrevistador identificar a mentira, você automaticamente está fora da seleção, e em alguns casos isso acontece antes da entrevista, e o recrutador não vai mais considerar seu currículo no banco de dados, e enquanto isso você estará se perguntando porque nunca me chamam?
.
2 – Erros gramaticais e frases comuns – leia o currículo quantas vezes achar necessária e depois ainda peça a outra pessoa para ler, assim você diminui a chance de erros, imagine o recrutador lendo seu currículo e encontrando erros grosseiros de português, ele deduzirá que você não é capaz de redigir um contrato, já que errou no próprio currículo. E com relação a frases comuns, fuja de frases feitas e já incorporadas por todos como: sólida formação acadêmica, ampla experiência, desafio profissional, etc.
.
3 – Detalhes e copias – não se prenda a detalhes superficiais e desnecessários, observe as informações que são vitais para destacar seu currículo, em alguns casos sugiro que a elabore currículos distintos para áreas especificas de atuação. Quanto a copias, dois pontos: 1) Não fotocopie seu currículo, hoje é muito fácil encontrar uma Lan House, onde você poderá imprimir sempre que desejar; 2) e copias no sentido plagio, evite usar modelos de outros profissionais, seja criativo.
.
4 - Dar sinais excessivos de desempenho – alguns candidatos exageram na dose ao descrever suas realizações. Não será nada improvável alguém estranhar o fato de um candidato tão bom ter sido demitido e conseqüentemente estar tanto tempo desempregado.
.
5 – Descrição de cargos – as empresas organizadas possuem as descrições dos cargos da sua estrutura organizacional e conseqüentemente as empresa de recrutamento e seleção. Não caia no óbvio de descrever suas funções. Realce as suas habilidades de forma clara e simples.
.
6 – Descrever sua personalidade - é perda de tempo ressaltar traços do tipo boa comunicação, boa apresentação, facilidade em liderar e relacionar-se com pessoas, etc., pois essas características não são diferenciais competitivos, mas uma obrigação no mercado atual, e essas características serão observados na entrevista.
.
7 – Evite: 1) assinar o currículo, muito menos acrescentar um termo de responsabilidades; 2) Pretensão salarial, é confidencial e deixe esta etapa para as entrevistas; 3) fotos, evite devido a descriminação, mas coloque se for solicitada.
.
Todos os erros citados serão observados pelo selecionador na primeira triagem, como o currículo é seu cartão de visita, ele lhe proporcionará a chave de acesso a uma empresa ou mesmo no processo inicial de entrevista, e após isso ser desejado pelas empresas.
.Não descuide na atenção e no cuidado que a elaboração do currículo precisa ter. Sabemos que nem sempre podemos causar uma segunda boa impressão. Preocupe-se ainda com seus objetivos, procure ser claro e convincente de maneira bem estruturada para aumentar suas chances. Lembre-se que o cuidado com o currículo continua no seu envio por email, pois quem recebe o email com o seu currículo em anexo precisa sentir o desejo de ler o seu currículo, não apenas salva-lo. Trataremos destes cuidados em outra oportunidade.


Marcelo Cabral
Consultor e Coaching

Postar um comentário

0 Comentários