Depois de Tudo, Ainda Tenho que Ouvir Isso?!?
Situação familiar???
Em muitas empresas, as pessoas envolvidas em um projeto não possuem os requisitos básicos para estarem ali, mas estão!?! E quando se apresenta qualquer produto uma sugestão é tentar evitar ao máximo a perda de tempo nas tentativas de tirar as dúvidas de alguém que não entendeu nada do que foi dito.
Como se evitaria este acontecimento desastroso?
Uma dica e serve para todos que vendem, ou produtos, ou serviços, é quando apresentar uma característica imediatamente deixar claro um benefício ou mais benefícios.
Exemplo:
Característica:
Vendedor - "...este veículo um sistema de câmbio Imotion..." (pegando o embalo referente a um treinamento em uma concessionária VW)
Cliente - ???? e que diabos é isso????
Vendedor - "... é um câmbio automatizado..."
Cliente - ?????
Cliente - ?????
Gente quem não esta envolvido na venda desse modelo de veículo não fará mínima ideia do que se trata, e veremos pessoas assistindo nossas apresentações apenas balançando a cabeça positivamente, mas pensando negativamente.
O correto seria falar o benefício, exemplo:
...
Vendedor - "... é um câmbio robotizado, que o sistema passa a marcha que precisa, evitando que você retire a mão do volante, e dando mais segurança para a sua condução em situações de trânsito..."
Garanto que as pessoas vão entender, e ainda vão sair dizendo que o carro possui um sistema robotizado, agregando valor ao veículo.
Então lembre-se, sempre que fizer uma apresentação, trate de deixar claro, na linguagem do seu público que está assistindo.
Podemos identificar o tipo de público, ou mesmo conhecer o pessoal que fazem parte do projeto, basta uma pequena conversa, e no final tudo vai dar certo.
Mas se você ainda quiser perder tempo, se concentrando nas características e tendo que explicar o que é o seu projeto para pessoas que não vão fazer nenhuma contribuição construtiva. Bem! fique a vontade.
Pensem nisso!
Marcelo Cabral
Consultor
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