Por Sandra Turchi
Uma estratégia para atrair, reter e fidelizar clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, que agreguem valor ao dia a dia das pessoas com o intuito de informar, entreter, informar ou solucionar problemas.
Nossa definição inicial é o cerne do marketing de conteúdo, pois há diversos detalhes que devem ser observados para se desenvolver uma boa estratégia. Para que você entenda e possa aplicar o marketing de conteúdo no seu empreendimento, vamos trabalhar mais esses detalhes a fim de que você tenha uma visão geral do potencial que essa estratégia de marketing pode ter.
Que tipo de conteúdo pode ser utilizado nessa estratégia?
O marketing de conteúdo ganhou visibilidade por meio da internet, devido à facilidade e rapidez na comunicação. Sendo assim, posts (textos curtos), chamadas para redes sociais, ebooks, vídeos, imagens, fotos, músicas e infográficos são alguns tipos de conteúdos que você pode utilizar para atrair, reter e fidelizar os seus clientes.
Quais canais utilizar no marketing de conteúdo?
As redes sociais têm sido poderosas aliadas do marketing de conteúdo, pois têm alto poder de viralização, ou seja, distribuir o seu conteúdo pela rede muito rapidamente. Contudo, as redes sociais acabam sendo uma porta de entrada para outros canais de comunicação da sua empresa com o seu público-alvo, como é o caso dos blogs. Importantíssima ferramenta de marketing de conteúdo, o blog corporativo é um canal de conversão de leads em clientes. Perceba que cada canal leva o seu cliente por um funil cada vez menor, até que esse relacionamento se concretize em uma venda.
Como começar com marketing de conteúdo na sua empresa
Conheça o seu público-alvo: conhecer o público é o primeiro passo para começar a pensar em marketing de conteúdo. Segmente o seu público, verifique quais os interesses dele e comece a planejar a segunda fase.
Crie conteúdo inteligente: sabendo o que o seu cliente busca fica fácil estabelecer uma estratégia de conteúdo que atenda às necessidades dele. Crie conteúdos que agreguem valor ao dia a dia do cliente, que tragam soluções para problemas que ele tenha, que ensinem, que transformem sua maneira de pensar e agir.
Seja objetivo: conteúdos extensos e com pouco significado não retêm nem engaja os clientes. No marketing de conteúdo, procure dar diretrizes práticas de como proceder em determinado caso. Seu cliente agradecerá o tempo economizado com as suas dicas.
Use a linguagem adequada: termos muito técnicos ou siglas afastam o leitor, pois nem sempre ele entende bem do assunto que está procurando. Tente ser o mais didático possível.
Crie conteúdos para cada estágio de compra (se o seu negócio for um e-commerce): o marketing de conteúdo não visa a venda direta, mas sim estabelecer um relacionamento com um prospect que, ao longo do tempo, tendo um excelente relacionamento com a sua marca, vem a se tornar um cliente.
Marketing de conteúdo é relacionamento, é criar uma percepção positiva no público a respeito da sua marca. Para isso, é preciso investir em qualidade, tanto na hora de criar um conteúdo quanto na hora de interagir com o cliente que está consumindo o seu conteúdo. Sendo assim, na hora de investir em marketing de conteúdo e outras estratégias de marketing digital, não deixe de buscar apoio especializado, se necessário, para transformar sua empresa num sucesso!
Fonte: Mundo do Marketing
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