Para se comunicar de forma eficaz, a chave é se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele pensa
Por Administradores online
Você pode ter a melhor mensagem do mundo, mas o sucesso de sua comunicação vai sempre depender diretamente das emoções, concepções, preconceitos e crenças de seu interlocutor. Para se comunicar de forma eficaz, a chave é se colocar no lugar do outro e tentar entender o que ele pensa.
É isso que afirma Frank Luntz, autor do livro Palavras que Funcionam. Na obra, ele cita 10 aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de se comunicar, para que os objetivos sejam atingidos: simplicidade, brevidade, credibilidade, uniformidade, novidade, segurança, inspiração, visualização, questionamento e contexto.
Separamos cinco dessas regras apresentadas por Luntz, que consideramos mais importantes, e detalhamos abaixo. Confira:
1. Simplicidade: use palavras curtas
"Evite palavras que façam as pessoas terem que recorrer ao dicionário, pois a maioria não irá", afirma Luntz. Se você elaborar demais e recorrer a palavras rebuscadas, sua mensagem pode ser ignorada. Use sempre a linguagem adequada ao seu público-alvo, ou você acabará afastando as pessoas. Evite também palavras muito longas: as pessoas tendem a desconfiar delas.
2. Novidade: ofereça algo novo
"Como indivíduos, enquanto apreciamos a previsibilidade dos amigos e da família, também amamos as coisas que nos surpreendem e chocam. Assim, a partir de uma perspectiva comercial, você deve dizer aos consumidores algo que lhes dê uma novíssima visão, mesmo que de uma ideia antiga", diz o autor.
3. Visualize
"A palavra 'imagine' talvez seja a ferramenta mais poderosa de comunicação, pois permite que os indivíduos obtenham qualquer visão pessoal em seu coração e mente", diz Luntz.
4. Faça uma pergunta
"Não é o que você diz, mas o que você pergunta que realmente importa. Uma declaração, quando feita na forma de pergunta retórica, pode ter um impacto muito maior que uma declaração simples", sugere Luntz.
As pessoas reagem a afirmações ou reinvidicações de acordo com a opinião que possuem sobre quem está falando. Mas se as declarações são feitas na forma de perguntas retóricas, suas reações são mais pessoais e a comunicação se torna mais eficaz.
5. Apresente o contexto e explique a importância
O contexto é a última e mais importante regra de comunicação eficaz. "Você tem que dar o "porquê" da mensagem para as pessoas antes de dizer a elas o "portanto"e o "para quê". Sem contexto, é impossível estabelecer o valor da mensagem, seu impacto e, o mais importante, sua relevância.
Fonte: www.administradores.com.br
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