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5 Passos Para Ganhar o Mundo Com o Seu Negócio

Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, explica como as Havaianas conquistaram o mercado global

Por Marisa Adán Gil

“Para internacionalizar a empresa, é preciso ter tempo para gastar, dinheiro para investir e visão de longo prazo. Se você não tiver essas três coisas, é melhor desistir agora.” A frase foi dita por Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, durante o 2º Fórum do Varejo, evento realizado neste fim de semana pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

Utsch, que vestia um terno com havaianas nos pés, foi um dos palestrantes do encontro, que contou com a participação de empresários como Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, Flavio Rocha, presidente da Riachuelo, e Ricardo Bomeny, CEO do Bob’s.

Com 3,9 bilhões de pares vendidos em 106 países, a Havaianas é hoje uma das marcas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. Segundo Utsch, foram necessários anos de investimento para conseguir esse resultado. “Só começamos a ganhar dinheiro em 2011, na Europa, e em 2012 nos Estados Unidos”, diz.

Para ele, quem quer ganhar o mundo precisa internacionalizar a marca, e não apenas o produto. “É preciso repetir lá fora todo o processo de branding que foi feito no país de origem”, afirma. Confira os cinco passos para levar seu negócio ao exterior, na visão de Utsch.

1. Em primeiro lugar, é preciso que sua empresa esteja estabelecida no Brasil, com uma sólida posição no mercado. Antes disso, nem vale a pena pensar em internacionalização.

2. É necessário ter dinheiro para investir. Levar a marca para fora custa caro, e o retorno pode ser bastante demorado. Se não tem condições de fazer um investimento a longo prazo, desista agora.

3. Comece exportando para os países mais promissores. Só assim saberá qual é a recepção do seu produto em outras culturas. No caso das Alpargatas, as primeiras exportações foram para a França.

4. Abra dois ou três pontos de venda lá fora. A princípio, invista em poucas lojas em pontos-chave, para sentir o cenário. Em um primeiro momento, não vai ser possível ganhar pelo volume. Por isso, os preços terão que ser altos, para compensar o investimento. Quando a operação estiver dando lucro, parta para a última etapa.

5. É hora de desenvolver ativos relevantes no exterior. Com público e imagem consolidados, comece a escalar a operação, abrindo um número maior de lojas e reduzindo os preços. É a última fase para se tornar uma marca realmente global.


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