Empresas e profissionais têm investido no Coaching como ferramenta neste processo
Por Redação
Atualmente, o desenvolvimento pessoal é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso profissional, conhecer seus limites e desenvolver habilidades. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o crescimento do setor chega a uma média anual de 300%, sendo que, desses, 20 em cada 100 interessados tiveram a formação custeada pela empresa em que trabalham. Esse cenário revela que não só os profissionais estão preocupados em se qualificar, mas também os empresários, que acreditam no coaching como uma excelente estratégia de negócios.
“As empresas sentem que necessitam cada vez mais de inteligência, informação, estratégia, conhecimento e networking, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais ávidos por serviços de qualidade”, explica Marcelo Cardoso, diretor da RM1, empresa especialista em Treinamentos e Coaching.
O Coaching vem ganhando relevância e cada vez mais adeptos entre os empresários do Brasil, não só nas empresas, mas também junto a líderes que precisam ampliar seus conhecimentos, enfrentando os obstáculos de forma efetiva, isto é aumentando seus resultados e rendimentos num ambiente organizacional sem perda de qualidade nas relações pessoais e profissionais.
Para o especialista, o resultado econômico autossustentável é uma condição indispensável para poder agregar valor à sociedade e, ainda, conseguir se sobressair trazendo para o mercado novidades e principalmente um posicionamento diferente, real e influente.
Um estudo feito pela Organização Manchester Inc. mostra que a média do retorno de investimento em trabalhos de Executive Coaching é relativamente alta e apresenta melhoria significativa nos resultados da organização, como aumento dos lucros (22%) e melhoria na satisfação dos clientes (39%). Motivadas pelo sucesso das demais organizações e pelo ambiente de mercado altamente competitivo, as empresas enxergam no coaching uma reserva de motivação para o grupo de trabalho.
Segundo Ricardo Miranda, diretor da RM1, o processo de Coaching é voltado à ação, ou seja, ele ajuda as pessoas a clarearem seus objetivos e caminharem em sua direção, conduzindo as pessoas à tomada de decisões, a mudanças, potencializando escolhas, pois é uma das melhores ferramentas para as pessoas conhecerem ou reconhecerem suas crenças e valores. “Com o trabalho de coaching o cliente desperta para as atitudes que o levam à ação”, afirma.
O Coaching no Brasil está se tornando uma ferramenta poderosa, sendo que através dela se consegue uma nova gestão do tempo, pois os treinamentos desenvolvidos acarretam mudanças positivas. As sessões de coaching podem ser individuais ou em grupos de líderes e proporcionam o aumento da confiança e a quebra da limitação para que os envolvidos conheçam seu potencial máximo. “E o mais interessante é que o em torno sente as mudanças e os impactos positivos, sendo bem perceptíveis dentro das organizações”, explica Marcelo Cardoso.
O coaching se aplica a várias áreas da vida, haja vista o número de atletas que recorrem a este treinamento para aumentar o rendimento nas competições. E principalmente em business, o coaching para executivos é uma forte ferramenta de aperfeiçoamento, para estabelecer uma estratégia que leve a uma ascensão profissional ou para potencializar competências e atingir o patamar financeiro almejado.
O resultado de experiências comprovadas de desenvolvimento de pessoas, dentro dos processos nas empresas, em todos os níveis funcionais, proporcionam aos clientes ganhos financeiros, liberdade, poder, reconhecimento, organização, liderança e iniciativa.
Fonte: administradores.com.br
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários