Os Mais Aptos Sobrevivem
Um imperativo comercial é continuar se modernizando para sobreviver.
Nos mundos dos negócios temos muitos exemplos de fracassos e sucessos, são inúmeros também em que casos de sucessos se transformem em um negócio finito. Exemplos nacionais como Mesbla e Lojas Brasileiras, grandes lojas de departamentos que fecharam as portas. Mas não vamos falar aqui desses casos, nos concentráramos em dar sobre vida a um negócio.
“Não são os mais fortes de cada espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas aqueles que melhor se adaptam a mudanças.” Charles Darwin
No contexto dos negócios, é provável que a capacidade de se adaptar e de evoluir quando necessário sejam mais importantes. Isso precisa ser inserido na cultura empreendedora do brasileiro, pois ainda vejo muitos donos de empresas com aversão a tecnologia, principalmente com relação a investimentos em tecnologia da informação, muitas vezes por terem medo simplesmente do fator “mudança”. Eles têm em mente que se funcionou até agora continuará funcionando.
O empresário que não pensa em mudanças, em transformação pode esta direcionando seu negócio para o fracasso. Sabemos que as alterações muitas vezes são definidas como radicais, principalmente quando ligadas ao mundo dos negócios, mas mudanças também criam novas oportunidades. E estas novas oportunidades podem vir de mudanças das estratégias e direcionamento da empresa, ou simplesmente da evolução do próprio negócio.
A evolução é necessária e diretamente ligada às mudanças tecnológicas e com isso trazendo para o mercado novos produtos e serviços, consequentemente criando uma mudança no comportamento do consumidor. Ocasionando assim o fim do “negócio padrão” onde todo armarinho vendia a mesma coisa, onde toda bodega tinha a mesma cara, onde não existia diferença entre as empresas.
Não quero aqui desmerecer as pessoas, que também possuem um peso importante nesta transformação, além da mudança nos processos. Se antigamente se fazia um terno no alfaiate da família, hoje o processo é outro, compra-se pronto, os que ainda sobrevivem nesta atividade tiveram que se adaptar. Pessoas também mudam e se adaptam as novas realidades.
E adaptação é a palavra, as empresas que possuem ou mantém em suas características a capacidade de se adaptar possuem maiores chances de sobreviver, de se manterem na mente do consumidor, de conquistar novos mercados.
Devido ao atual ambiente de rápidas mudanças nos negócios, várias empresas se veem sem outra opção que não transformar seus negócios, para superar tais desafios. E modernizar é se adaptar as novas e constantes mudanças do mercado.
ADAPTAR-SE não quer dizer se ACOMODAR
ADAPTAR-SE não quer dizer MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS
ADAPTAR-SE não quer dizer NÃO FAZER A DIFERENÇA
ADAPTAR-SE é se diferenciar mesmo na igualdade, é sabe lidar com várias situações, lidar com imprevistos, mudar de plano quando necessário, mudar de princípio quando convencido..
"Nada há de permanente, a não ser a mudança." -- Heráclito
Então quando acontecer se adapte.
Marcelo Cabral
Consultor
Fonte da imagem: clique aqui
0 Comentários