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5 Pessoas Que Você Deve Fazer Amizade no Trabalho

Autor: Nathaly Bispo

É comum os profissionais terem uma ideia errada sobre como fazer network: muitos acreditam que a única forma de alcançar o sucesso é sendo “puxa-saco” do chefe. Entretanto, os colaboradores experientes sabem que manter um bom relacionamento com as pessoas certas no trabalho é uma excelente maneira de expandir suas carreiras.

A seguir, o coaching de carreira João Motonella, preparou um resumo de perfis profissionais que devem estar na sua lista de relacionamentos diários:

1. Assistente administrativo

Uma vez que os administradores são a maioria em qualquer organização, estão em constante contato com muita gente e lidam com o trabalho praticamente bruto. Eles sabem o que está acontecendo em tempo real.

“Além disso, por se tratar de pessoas com um cargo não tão elevado, todos se sentem mais a vontade em manter uma relação de coleguismo com elas, e acabam questionando coisas que provavelmente não diriam, por exemplo, a um gerente”, diz Motonella.

2. Analista de RH

Quem trabalha no RH sabe quando é aberto o período de contratação, quais são as metas atuais da empresa, se ocorreram algumas mudanças no quadro de funcionários, etc. “Em grandes companhias, o analista de RH pode indicar até as datas dos próximos programas de desenvolvimento de liderança e dar dicas sobre como tornar-se um candidato atraente para ser incluído em tais oportunidades”, afirma o coaching.

3. Estagiário

Os colaboradores precisam lembrar que os estagiários não estão lá apenas para fazer as piores tarefas, eles podem assumir atividades menos burocráticas para que o profissional analista consiga ter um tempo maior ao desenvolver o trabalho mais crítico.

“Trabalhar com um estagiário agrega muito do ponto de vista educacional, é uma ótima maneira de aprender o que há de novo em sua área de atuação, ou até mesmo ter novas idéias sobre conceitos que você costumava conhecer de outra forma”, observa o coaching de carreira.

4. Segurança

Os seguranças veem quem está indo e vindo do prédio, se e quando ocorreu o último crime nas proximidades, se o trânsito está lento, dentre outros acontecimentos dos arredores. Se o espaço do escritório é compartilhado com outras empresas, eles conhecem quais são as políticas e condutas de cada uma delas.

João Motonella aponta que fazer amizade com esses profissionais é também uma forma de mostrar que você não acha que ninguém é inferior a ninguém.

5. Zelador

É o “sabe tudo”: sabe os problemas de manutenção do local de trabalho e conhece muita gente dentro do escritório. Geralmente o zelador é uma pessoa mais velha (em alguns casos aposentados), então o papo com esse profissional é livre de formalismos, além de ser muito produtivo por se tratar de uma pessoa com muita experiência.

O coaching de carreira adverte que focar na lábia e no networking pode funcionar por um tempo, mas só isso não vai fazer sua carreira prosperar em longo prazo. “Tornar-se referência naquilo que faz é importante, porém não podemos esquecer que um bom profissional tem que ser também uma boa pessoa, persuasiva e humilde”, conclui.


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