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10 Truques de Linguagem Corporal Que Podem Mudar os Rumos da Sua Carreira

Quer mudar os rumos da sua carreira sem buscar um novo emprego? Utilize truques de linguagem corporal. Confira 10 estratégias úteis para se tornar um profissional melhor

A maneira como você se apresenta fisicamente no trabalho pode ajudar ou prejudicar sua carreira. Se você quer garantir que a postura represente ajuda, conhecer alguns truques de linguagem corporal vai ser útil. Veja a seguir 10 truques de linguagem corporal que vão tornar você alguém mais articulado, com melhores habilidades de negociação e até mesmo com poder de incentivar a colaboração entre a equipe:

1. Sinais de engajamento

Se você quer fechar acordos, envie sinais de engajamento como sorrisos, acenos de cabeça e gestos espelhados. Isso gera resultados positivos para grupos de trabalho mesmo que a exibição do produto ou projeto seja considerada inconsistente.

2. Sorrisos

Para fazer com que tarefas complicadas pareçam mais fáceis, uma boa estratégia é sorrir. Isso vai, basicamente, fazer com que seu corpo acredite que a tarefa é simples. Ao fazer caretas enquanto realiza uma tarefa, você envia uma mensagem ao seu cérebro, portanto, sorrir vai mostrar que você está apreciando essa tarefa, ainda que não seja verdade no início.

3. Postura aberta

Se você quer reduzir a resistência das pessoas, mantenha uma postura aberta. Estar em uma reunião ou evento e permanecer com os braços cruzados ou olhando para baixo vai desmotivar as pessoas a abordarem você. Mantenha uma postura aberta para incentivar o contato, mostre que você está interessado nas outras pessoas.

4. Controle de entusiasmo

O excesso de animação pode fazer com que você pareça fraco. Por isso, se a sua intenção é maximizar a sua autoridade, controlar o entusiasmo pode ser uma boa ideia. Respire fundo, controle os gestos para não exagerar e faça pausas no seu discurso. Quando você age de maneira calma e contida, parece mais poderoso.

5. Alinhamento corporal

Grande parte das discussões é gerada quando uma pessoa acha que não está sendo ouvida. Uma maneira eficiente de fazer com que ela se sinta melhor, além de mostrar liderança, é alinhar-se fisicamente a essa pessoa, seja ficando em pé ou se sentando perto dela. Por outro lado, uma postura desleixada vai piorar as coisas, assim como se aproximar demais da pessoa com quem está discutindo.

6. Interesse aparente

Se a sua intenção é aumentar a participação das pessoas, mostrar interesse pelo que elas estão dizendo é fundamental. E fazer isso é mais fácil do que você pensa: para começar, deixe seu telefone de lado. Olhe nos olhos dela, acene com a cabeça para mostrar que está entendendo.

7. Eliminação de barreiras

Se você quer encorajar a colaboração entre seus colegas de trabalho, literalmente remova todas as barreiras. Tire tudo que bloqueia a sua visão ou forma uma barreira entre você e o resto da equipe, mesmo que seja uma régua mal posicionada. Lembre-se de manter esse comportamento em outras ocasiões, como almoços de negócios.

8. Aperto de mãos

Se seu objetivo é estabelecer uma conexão imediata com as pessoas, nada é melhor do que um bom aperto de mãos. O toque é a maneira de contato não-verbal mais primitiva e poderosa, de modo que isso cria um vínculo.

9. Espelho de expressões e postura

Para mostrar que você concorda com uma pessoa, espelhar posturas e expressões é uma ótima estratégia. Quando você faz isso intencionalmente, isso pode ser uma parte importante da construção do relacionamento, além de nutrir sentimentos de mutualidade.

10. Uso das mãos

O uso das mãos pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar os seus discursos. Ainda que às vezes as pessoas digam que fazer muitos movimentos com as mãos seja sinal de nervosismo, isso só acontece se você utiliza a estratégia errada. O gesto deve estar ligado à sua fala, para mostrar que você é articulado.


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