Algumas empresas começam pequenas diante dos gigantes do mercado, no entanto crescem e tornam-se iguais ou maiores que eles, mas deixam para trás a essência dos negócios e dá lugar a ambição, esquece-se dos clientes e até fecham as portas.
Por Robson Joaquim
Você já observou alguns consumidores em diversos estabelecimentos comerciais dizendo duras palavras contra aquele negócio? Por exemplo, O dono parece que não quer ganhar dinheiro? Absurdo essa loja não ter tal mercadoria, Aqui não volto mais... É muito comum ouvir essas palavras de clientes insatisfeitos dentro alguns estabelecimentos comerciais do Brasil, infelizmente é de cortar o coração ver impérios e mais impérios comerciais pecarem por tão pouco junto aos seus milhares de consumidores.
Sejam por falta de preparo da mão de obra dos funcionários, ou sistema eletrônico falho ou insuficiente, burocracias burras, estrutura mal planejada, falta de mix de produtos nas suas vitrines quando não a ausência de mercadorias dentro do seu negócio ou filas absurdas, pequenas atitudes dessas só afastam seus clientes do seu estabelecimento, sim porque o poder de escolha é dele logicamente distancia seu negócio cada vez mais do mercado e de seus concorrentes.
Ninguém nasceu grande no mercado empreendedor, todos os gigantes comerciais um dia foram um sonho de se tornarem grande, começou com uma pequena venda e um grande sonho, um pequeno bazar com dois ou três balcões, um ou dois vendedores incluindo o próprio empreendedor, mas o plano funcionou, a pequena empresa agora se tornou adolescente, sim, eu diria madura se não fosse pelas inúmeras falhas cometidas junto aos seus clientes.
Mas quando chegam ao auge do negócio, aumenta a estrutura e se expande mercado afora, porém a essência do negócio ficou lá trás e deu lugar a ambição, mas sua carteira de clientes ainda é a mesma e o desejo por entrar nos seus estabelecimentos atraídos pela sua qualidade, pontualidade, diversidade e respeito podem se perder se você esquecer-se de quem te ajudou a conquistar aquele nicho de mercado. Engano seu se acha que apenas com seu esforço conseguiu todo esse império.
Ninguém consegue subir na vida sozinho, pois dependemos uns dos outros e sempre contamos com a ajuda de alguém mesmo que para um conselho, e você deve se perguntar: O desenho do negócio foi feito apenas para sobreviver no mercado ou crescer sustentavelmente? É uma pergunta que todo o empreendedor seja das grandes empresas ou das PMEs deve se fazer.
Jamais esquecer o seu alicerce que são seus clientes, que mesmo tendo eles o poder da escolha, você deve sempre atraí-los ao seu negócio, faça os serem fiéis ao seu comércio, serem “sócios” do seu empreendimento, estimular o cliente sempre a voltar ao seu estabelecimento.
Quando eu passo em frente às lojas das grandes redes, quando entro nelas, fico atento a tudo, afinal, tudo foi preparado para que o cliente tenha vontade, ou o impulso de comprar. Faça uma visita nas grandes marcas, veja o que estão praticando, por exemplo, uma compra no Makro ou Wal-Mart é na verdade uma aula, um passeio nas Óticas Carol é uma pesquisa, uma visita a Casas Bahia é investigação pura, tudo com o objetivo de saber o seguinte: O que os grandes estão fazendo que eu pudesse fazer também?
É de suma importância manter a essência do negócio, portanto não se pode abrir mão de pequenos ajustes de estratégia primeiramente a favor do cliente, desde uma redução de fila, um sistema mais ágil e claro a capacitação correta de seus colaboradores para um atendimento sadio do negócio. Isto vale também para as franquias. Uma franquia muito bem localizada e um péssimo atendimento acabam por queimar a imagem de toda uma rede de negócios.
Sendo assim apenas alguns pontos básicos a se observar dentro do seu negócio:
- Mantenha de forma organizada o máximo possível um layout por setor
- Sempre que possível mude o layout da loja, diversifique.
- Exponha produtos em pilhas
- Identifique os corredores (se houver) de forma legível e intuitiva
- Faça constante exposições criativas, aplique Merchandising.
- Não se esqueça das datas festivas, decore a loja e coloque seu cliente no clima.
- Imprima as propagandas no melhor papel
- Exija uma “arte” nos seus panfletos, faça dele o melhor convite.
- Aumente e troque periodicamente o mix de produtos
- Treine seus funcionários constantemente, motive-os.
- Mantenha uma postura profissional na comunicação da empresa,crachás,cartões,uniformes etc.
- Estabeleça canal de comunicação com o cliente
- Antecipe as necessidades do cliente, estude-os.
- Tenha sempre seu estabelecimento limpo e aconchegante
- Revise constantemente o processo de melhorias do negócio.
Revise seus processos, recalibre seu negócio para um crescimento maduro e sustentável diante dos milhares de oportunidades que se tem lá fora, aproveite-as! Diversifique seu negócio, torne-o atrativo e cresça com responsabilidade.
Sucesso!
Fonte: www.administradores.com.br
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