Especializado em administração estratégica e de pequenos negócios, Djair Picchiai, da FGV, escreve sobre como evitar que o negócio naufrague por mudanças de mercado
Especializado em administração estratégica e de pequenos negócios, o professor Djair Picchiai, da FGV-SP, elencou uma série de itens que os empresários devem prestar atenção, para dar longevidade a seu negócio. Antes de chegar às reclamações no SAC ou à perda de fornecedores, escreveu ele no blog da FGV, é importante prestar atenção em:
1) Fique atento às novas demandas: Se seus clientes frequentemente procuram um produto que você ainda não oferece, pode ser um alerta de problema à frente;
2) Entenda o comportamento dos consumidores: mapear pequenas tendências que podem virar regra é essencial;
3) Observe o comportamento de seus parceiros: se algum parceiro da sua companhia começa a questionar seu produto ou até mesmo devolvê-lo, é um sinal vermelho;
4) Deixe sua equipe de vendas em alerta: conversas entre os vendedores que estão na rua podem trazer informações ricas para o seu negócio;
5) Preste atenção em produtos complementares: se a sua empresa trabalha com algum produto que está diretamente ligado a outros fabricados externamente, é bom acompanhar como anda o mercado para os complementares;
6) Veja o que estão falando sobre a sua empresa nas redes sociais: antes de qualquer reclamação formal, a insatisfação das pessoas com algum produto ou serviço sempre aparece na internet."
Fonte: epocanegocios.globo.com
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários