É como se diz: “primeiro devemos cuidamos bem da nossa família para só depois cuidar bem das outras pessoas”.
Por Rafael Afonso
O atendimento ao cliente é um grande diferencial competitivo. O maior percentual de expectativas e reclamações dos consumidores refere-se ao serviço de atendimento ao cliente, de uma empresa. Portanto, pode-se concluir que o atendimento ao cliente, por ser a "porta de entrada" de uma empresa, é um fator crítico de sucesso.
O consumidor não se contenta somente com a aquisição de um produto ou serviço em um bom preço, mas principalmente com a forma de atendimento de uma empresa. Pode-se citar como exemplo os profissionais que trabalham com vendas. Muitas vezes estes profissionais escutam:
"Você não pode perder vendas." ou "Temos que bater metas."
Essas frases podem desmotivar, consideravelmente, os colaboradores, que muitas vezes não recebem um treinamento adequado e específico para o exercício de seus cargos e com isso acaba atendendo mal o cliente. A verdadeira orientação para estes profissionais deveria ser:
"Você pode perder a venda mas não deve perder o cliente."
Com gentileza, educação e responsabilidade, consegue-se alcançar a fidelização de clientes e, consequentemente, o sucesso em vendas.
Nota-se que hoje em dia as empresas preferem focar seus investimentos em tecnologia e publicidade. Esquecem-se do essencial. Por mais que seja necessário que uma empresa tenha estes tipos de investimento estes não devem ser o foco, a não ser nos casos onde estão relacionados à gestão da qualidade em atendimento ao cliente e aos processos de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais. É como se diz:
"Primeiro devemos cuidar bem da nossa família para só depois cuidar das outras pessoas."
Da mesma forma acontece no empreendedorismo. Devemos cuidar primeiro da eficácia e eficiência dos processos e da comunicação da nossa empresa para somente depois cuidar dos nossos relacionamentos (clientes, parceiros, patrocinadores e fornecedores).
Fonte: www.administradores.com.br
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários