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A Gente Não Quer só Produto, a Gente Quer Qualidade em Atendimento

É como se diz: “primeiro devemos cuidamos bem da nossa família para só depois cuidar bem das outras pessoas”.

Por Rafael Afonso

O atendimento ao cliente é um grande diferencial competitivo. O maior percentual de expectativas e reclamações dos consumidores refere-se ao serviço de atendimento ao cliente, de uma empresa. Portanto, pode-se concluir que o atendimento ao cliente, por ser a "porta de entrada" de uma empresa, é um fator crítico de sucesso.

O consumidor não se contenta somente com a aquisição de um produto ou serviço em um bom preço, mas principalmente com a forma de atendimento de uma empresa. Pode-se citar como exemplo os profissionais que trabalham com vendas. Muitas vezes estes profissionais escutam:

"Você não pode perder vendas." ou "Temos que bater metas."

Essas frases podem desmotivar, consideravelmente, os colaboradores, que muitas vezes não recebem um treinamento adequado e específico para o exercício de seus cargos e com isso acaba atendendo mal o cliente. A verdadeira orientação para estes profissionais deveria ser:

"Você pode perder a venda mas não deve perder o cliente."

Com gentileza, educação e responsabilidade, consegue-se alcançar a fidelização de clientes e, consequentemente, o sucesso em vendas. 

Nota-se que hoje em dia as empresas preferem focar seus investimentos em tecnologia e publicidade. Esquecem-se do essencial. Por mais que seja necessário que uma empresa tenha estes tipos de investimento estes não devem ser o foco, a não ser nos casos onde estão relacionados à gestão da qualidade em atendimento ao cliente e aos processos de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais. É como se diz:

"Primeiro devemos cuidar bem da nossa família para só depois cuidar das outras pessoas."

Da mesma forma acontece no empreendedorismo. Devemos cuidar primeiro da eficácia e eficiência dos processos e da comunicação da nossa empresa para somente depois cuidar dos nossos relacionamentos (clientes, parceiros, patrocinadores e fornecedores).


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