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Coaching: Modismo ou Solução?

Coaching é uma parceria entre um coach e alguém disposto a alcançar resultados elevados mediante um processo de descoberta, estabelecimentos de metas e ações específicas

Por Beatriz Helena Schulze

Assim como a ansiedade tem aparecido como o mal do século, parece que o coaching tem sido visto, propagado e intitulado como a solução para todos os males organizacionais, não só para este tempo mas para os tempos que ainda estão por vir. Será?!

Bem, primeiro é preciso esclarecer o que é esse tal de coaching. Basicamente ele é definido como a relação de auxílio entre o cliente que tem autoridade e responsabilidade na organização (um gerente, administrador - geralmente uma função de gestão) e o consultor (coach), que usa uma ampla variedade de métodos e técnicas da Abordagem do Comportamento para auxiliar o cliente a identificar e alcançar objetivos dentro de sua atuação. Na prática, porém, ele tem sido conceituado de inúmeras formas e confesso que tenho me preocupado com algumas aplicações que tenho visto. O coaching é uma metodologia poderosa e de muita consistência quando aplicada para seu objetivo e não deve ser utilizado de forma generalista para designar qualquer trabalho que seja realizado com o “outro”.

Hoje há uma oferta crescente do trabalho de coaching, mas nem sempre quem o aplica consegue diferenciá-lo corretamente de outras técnicas, como por exemplo o aconselhamento, o mentoring, a consultoria, o treinamento e até mesmo a terapia. Sem essa diferenciação, o nome é usado para qualquer intervenção feita ao cliente. É aqui que mora o perigo, pois o uso da nomenclatura se dá muitas vezes por ela estar em alta em revistas, no mercado, na mídia em geral. Está certo que ninguém quer ficar de fora ou estar desatualizado. Todos querem, sim, estar em consonância com as novas tendências e isso é muito bom. Mas este uso inadequado pode descaracterizar o verdadeiro objetivo do coaching.

Então, é preciso conhecer cada um destes trabalhos, esclarecendo a abrangência, o foco, o que aborda, quem faz e os resultados – e diferenciá-los do Coaching. Com isso, cada técnica pode ser utilizada na situação mais adequada.

O aconselhamento é ocasional e pontual, e tem por objetivo encaminhar o aconselhado à solução. É uma intervenção direta sobre o problema apresentado. Já o coaching é um processo de começo, meio e fim e de constatação de resultados. Ele opera em ações do presente e do futuro em pessoas que querem realmente fazer alguma mudança.

O mentoring orienta e ensina - é baseado na transferência de um conhecimento especifico do mentor. O coaching facilita a aprendizagem, ou seja aqui o coach precisa ter habilidade de fazer os questionamentos certos para fazer o cochee refletir e se estimular para alcançar os resultados que espera.

O consultor traz soluções em linhas de ações a serem implementadas pela empresa. O coach colabora com o cliente na busca por soluções. 

A terapia trata predominantemente do passado das pessoas e dos eventos dolorosos que as levaram ao tratamento. O coaching, por sua vez, lida com o presente das pessoas e mira o futuro.

O treinamento busca a aquisição/aperfeiçoamento de habilidades. O coaching é uma parceria entre um coach e alguém disposto a alcançar resultados elevados mediante um processo de descoberta, estabelecimentos de metas e ações específicas.

É importante mencionar que o processo de coaching acontece num local propício para a reflexão, desafio, desenvolvimento e consequentemente mudança de ideias e comportamentos. Assim esta modalidade de trabalho está intimamente ligada ao saber “fazer perguntas”. 

Um outro ponto importante é que ele está voltado ao futuro e é preciso ter clareza de que este futuro será alcançado se houver envolvimento, disposição e muito trabalho tanto da parte do cochee quanto da parte do coach (que aqui tem um papel de condutor e não de executor).

A diferença entre estes trabalhos/técnicas citados acima e o Coaching muitas vezes é tênue, é verdade. Então o importante aqui é, além de definir a nomenclatura correta a ser empregada, ter ciência da metodologia utilizada para que se saiba exatamente qual o objetivo, processo e resultado a ser alcançado e, com isso, possibilitar um resultado positivo para o cliente. 


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