Serviços possuem boas opções de segurança, mas cada internauta precisa fazer sua parte
Todo internauta precisa triplicar a atenção com os dados que disponibiliza pela internet porque, à medida que cresce a quantidade de serviços online, também aumenta o número de pessoas mal intencionadas que se aproveitam disso.
Para minimizar os problemas, a maioria dos grandes produtos possui sistemas de segurança que tentam proteger os clientes, mas cada pessoa tem de fazer a sua parte. Trazemos abaixo algumas dicas de especialista sobre o que fazer para se manter a salvo.
“De todas as opções de segurança disponíveis para usuários do Facebook, a mais indicada é a autenticação de dois fatores”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, já que ela “irá atrelar sua conta a um número de celular, e através de códigos SMS ou de uma aplicação para smartphones irá controlar o acesso, mesmo que a senha da conta seja roubada.”
Confira as dicas:
- Utilize um endereço de e-mail confiável para receber suas notificações de redes sociais. Você precisa de um e-mail para se comunicar com seus colegas e amigos e outro altamente seguro para receber e-mails de instituições importantes.
- Sempre existe a possibilidade de erro. Criar um post ou fotos “apenas para amigos” ou mesmo “privado” não garante que ninguém verá esse conteúdo. É melhor compartilhar itens sensíveis pessoalmente ou por meio de comunicação direta.
- Se você armazenar arquivos na nuvem para uso pessoal, considere criptografá-los.
- Crie senhas fortes, sem palavras que se possam encontrar num dicionário, dados pessoais ou que siga uma ordem regular do teclado - nada de QAZ ou QWER. Uma senha segura deve conter uma combinação de letras, números e caracteres especiais.
- Associe seus serviços a um dispositivo móvel, ativando a autenticação em dois passos. Assim, sempre que se conectar de um dispositivo ou navegador diferente, será exigido um código que é enviado ao seu celular. Facebook, Twitter e Gmail estão entre os produtos que aceitam isso.
- Ative a navegação segura (HTTPS) para encriptar a sua navegação, evitando que alguém possa se introduzir em suas contas quando você estiver navegando através de uma rede Wi-Fi insegura.
- Notificações de login. Com este recurso ativado, o Facebook irá avisar sempre que a sua conta for acessada através de um dispositivo novo.
- Sessões ativas. Verifique as suas sessões ativas nas configurações de segurança da sua conta do Facebook e do Gmail para saber a partir de onde foram feitos os logins em sua conta. Às vezes a conta está ativa em mais de um lugar simultaneamente.
- Senha de aplicativos. Esta função existe para criar senhas de acesso para aplicações como Skype, Jabber, Xbox etc. Se houver a opção “aprovações de login”, você deverá habilitar o recurso para entrar na sua conta a partir desses dispositivos.
fonte: Olhar digital
fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários