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Planejamento Estratégico: Como Anda o Seu?


Que dia é hoje? Pare e olhe no calendário. Sim, hoje é dia 3 de novembro. Veja bem, faltam menos de dois meses para o ano acabar. Você já fez um balanço de 2011? Como foi este ano para as suas vendas? E a sua equipe, chegou aonde precisava? E você, desenvolveu-se, melhorou os pontos que estavam meio capengas no ano passado? Que porcentagem das suas metas do planejamento estratégico para 2011 foi alcançada?

100%? Que ótimo! Agora, se você me diz (ou pensou): “Raúl, mas nem fiz esse planejamento no ano passado”, chegamos ao ponto-chave da nossa conversa. Uma empresa, ou um profissional, não sobrevive sem se planejar. Por um tempo, isso até é possível, enquanto a empresa é pequena, não passando de um milhão em faturamento, mas, após certa fase, o planejamento é inevitável (ainda que você não goste muito de planilhas, números) para garantir o crescimento contínuo e dar o norte de ações que a empresa vai seguir durante determinado período.

Mas, como falei, se você é avesso a discutir números, juntar todo o corpo diretor numa sala e ficar planejando o futuro só com isso em mente, da forma mais fria possível, posso ajudá-lo de outra maneira.

Desenvolvi uma forma de, acredite ou não, fazer planejamento estratégico com a sua equipe de confiança sem deixar todo mundo inicialmente desmotivado e atônito com cálculos, números, etc. E pode confiar em mim, ela foi testada com êxito! Porque não adianta você só falar disso, sem que todo mundo entenda quem é a empresa, onde ela está hoje e aonde quer chegar no futuro.

Em primeiro lugar, se isso não estiver claro para todos, qualquer decisão acerca de produtos, preços e ações a serem implementadas serão como um tiro no escuro e irão de encontro ao crescimento da empresa.

Funciona assim: com a sua equipe, dê a cada um uma folha (pode ser A4) e peça que a dividam em 4 partes. No primeiro quadrante, solicite a todos que o dividam em dois e escrevam 3 coisas ruins e as 3 melhores coisas que a empresa fez este ano (não precisam se restringir a 3, se houver mais, podem anotá-las). Você também deve escrever, até para comparar se a visão da equipe é a mesma que a sua.

Claro que, para isso, você precisa criar um clima de liberdade para que as pessoas digam abertamente o que pensam – no fundo, esse é o primeiro passo. Não repreenda comentários enquanto as pessoas estiverem falando. Só depois de todos falarem (inclusive você), faça um aparato de fatores explicando, concordando ou discordando.

Depois, para o segundo quadrante, peça que o dividam e escrevam as 3 maiores conquistas e os 3 maiores desafios de cada um neste ano, pode ser pessoal ou profissional (isso se vocês conseguirem separar uma coisa da outra, porque é difícil dizer que um não tem vínculo com o outro!). Novamente, todos falam sobre o que redigiram.

No terceiro quadrante, todos devem escrever suas 3 principais motivações na vida, seus objetivos a serem conquistados em 2012 (estabilidade financeira, viajar, e por aí vai) e 3 coisas que estão tentando evitar, por exemplo: pobreza, ficar longe da família, levar trabalho para casa, etc.

Por fim, o quarto quadrante deve ficar vazio, pois será a tarefa de casa de cada um. Nele, todos escreverão quais são as oportunidades de crescimento da empresa para o próximo ano, seja para aumentar o faturamento, seja para reduzir custos, e de que forma cada departamento (no caso, o específico deles) pode ajudar nisso.

Em uma próxima reunião, vocês discutirão essas ideias e a viabilidade de cada uma, dessa vez, sim, passando por números, relatórios de tarefas, criação de produtos, eliminação de outros, mudanças de processos, etc.

Veja que, assim, você conseguirá fazer o planejamento estratégico da empresa alinhando-o com o planejamento estratégico pessoal de sua equipe. Quer melhor forma de engajá-la e fazer com que ela o ajude a construir os resultados que você espera? Então, aproveite esse restinho de ano e faça o planejamento estratégico dessa forma com seu time. Tenho certeza de que vai se surpreender com os resultados e a motivação de todos!

Um abraço!

Raúl Candeloro
Fonte da imagem: gettyimages

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