Algumas estratégias de incentivo podem não funcionar em certos ambientes de trabalho. Veja como lidar e o que fazer nessas situações
Muitos profissionais acreditam que é preciso inserir certas ações motivadoras no ambiente de trabalho, porém algumas estratégias podem sair pela culatra. E dificilmente você saberá identificar se está utilizando os incentivos certos ou não. Se você deseja motivar seus funcionários da maneira correta, confira a seguir 4 coisas que você pode estar fazendo e que pode gerar o efeito oposto em seus funcionários:
1. Dinheiro
Os incentivos financeiros são, sem dúvida, uma boa maneira de motivar quem trabalha para você. Especialmente quando esse profissional trabalha com finanças. Mas se o dinheiro extra é o único motivador, essa forma de incentivo não vai funcionar por muito tempo. Para ter o melhor desempenho de seus funcionários você precisa oferecer outras recompensas para que ele se sinta motivado, como por exemplo, cursos e palestras que desenvolvam esse profissional.
2. Medo
Assustar seus funcionários para conseguir dedicação e motivação no trabalho não é o melhor caminho. Você não terá a lealdade desse profissional quando você precisar dele. E um empregado aterrorizado não consegue ser uma pessoa inovadora, e certamente não estará motivado a assumir riscos ou experimentar novos conceitos. Com essas atitudes você estará desperdiçando pessoas talentosas que podem contribuir muito com sua empresa.
3. Competição
Você pode trabalhar mais rápido do que o seu colega? Você pode vender mais produtos do que o outro grupo? Todos esses desafios podem parecer boas maneiras de obter mais motivação, porém o efeito que isso causa nos profissionais é péssimo. A ideia é fazer com que os profissionais trabalhem em equipe, e não em uma eterna competição. Concentre-se na concorrência, mas só com as outras empresas no mercado. Nunca dentro de sua própria equipe.
4. Elogios
Elogiar os funcionários quando um trabalho é bem feito é essencial. Porém, se você fizer isso com certa frequência pode fazer com que o seu discurso tenha efeito nulo nos outros profissionais. Lembre-se dos momentos em que você recebeu elogios de uma pessoa que nunca distribuiu elogios sem sentido, provavelmente eles foram memoráveis. Os seus funcionários vão se sentir da mesma forma
.
Fonte: noticias.universia.com.br
Fonte da imagem: clique aqui
0 Comentários