Advertisement

Responsive Advertisement

7 Coisas Que Você Jamais Deve Dizer a Alguém Que Trabalha em Casa

Por ignorância ou inveja, muitas pessoas costumam pensar e falar as maiores bobagens sobre quem faz home office. Veja sete coisas que você não deve dizer nunca

Se você tem algum tipo de rotina de trabalho não tradicional, como freelancer, remoto ou empreendedor, irá entender as dificuldades que os profissionais que fazem home office podem enfrentar para que as pessoas realmente respeitem esse formato de trabalho. Seja por ignorância ou inveja, muitos indivíduos não conseguem entender que é possível sair do tradicional formato corporativo. Alguns enxergam esses profissionais como uma elite sortuda que passa suas horas no conforto e luxo de suas casas, fazendo tarefas mínimas numa eterna e infinita liberdade.

Mas antes que você se manifeste e corra o risco de ofender alguém, olhe as dicas abaixo de frases que jamais devem ser ditas para pessoas que trabalham em casa: 

1. "Aproveite seu dia de folga."

Muitos profissionais adotam um formato misto de trabalho, com alguns dias da semana no escritório e outros em casa. Para quem fica no escritório, a ideia é a de que o colega está em casa vendo a programação completa da televisão e aproveitando a “folga”. Entretanto, muitas vezes, o que os colegas estão mesmo fazendo é trabalhando ainda mais do que se estivessem no escritório. Seja qual for a tarefa ou razões de estar em casa, esses aspectos são motivos suficientes para que a empresa entenda as necessidades do profissional e permita esse tipo de rotina e também devem bastar para que as pessoas do escritório não especulem sobre a produtividade do colega.

2. "Por que você não pode fazer tal coisa? Você tem o dia inteiro livre?"

O fato de ter maior controle sobre as horas em que passa no escritório da empresa ou no escritório em casa não significa que o profissional não tem nada para fazer ou que possui horas livres à disposição de quem precisar de ajuda.

3. "Eu adoraria não ter que trabalhar para ninguém."

Mesmo com mais liberdade para estabelecer prioridades e alcançar resultados, o fato é que as pessoas que trabalham de casa também devem satisfações para outros, não importa onde esses indivíduos estejam. Freelancers, por exemplo, devem ser fiéis aos prazos de entrega estabelecidos junto aos clientes. Os profissionais remotos precisam realizar os projetos de suas empresas no tempo e da maneira como foram instruídos. Autônomos e empreendedores também possuem obrigações e responsabilidades como qualquer outro profissional, sendo responsável pelos salários de outras pessoas e o atendimento aos seus clientes e suas necessidades.

4. "Deve ser legal dormir até tarde, trabalhar de pijamas e fazer o que você quiser!"

Se você imagina que os profissionais que fazem home office podem aproveitar a mais infinita liberdade, pode acreditar que está errado. Para chegar aonde estão, foram necessárias altas doses de disciplina e esforço contínuo que devem sempre ser renovados para que o trabalho permaneça com a qualidade e credibilidade que possui.

5. "Eu mataria para poder fazer o que você faz!"

Essa frase é perigosa, pois, mesmo dita com sinceridade, pode carregar dois sentidos, sendo que na maioria das vezes é o ruim que está por trás. Se por um lado algumas pessoas e expressão como um elogio por todo o trabalho feito para chegar à rotina do home office, por outro lado também é uma alegação da “sorte” que esses profissionais têm de aproveitar os lazeres da casa, em uma situação injusta para com os outros.

6. "Sua casa deve ser tão limpa."

Mesmo com mais tempo para lavar roupas e arrumar pequenos detalhes, a carga de trabalho não permite que o profissional pare o que deve fazer para realizar uma boa faxina em casa, ou qualquer outra atividade que não seja relacionado com seu trabalho e responsabilidades profissionais.

7. "Então, o que exatamente você faz o dia inteiro?"

Todos os home officers suspiram ao ouvir uma frase como essa. Por onde começar? Além de todo trabalho tradicional, você também pode contar com a administração, atendimento ao cliente, representação da marca e por aí segue uma longa lista que irá depender do trabalho de cada um.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários