Se existe uma geração de profissionais que é constantemente foco das atenções do mercado de trabalho, esta é a Geração Y. E não é para menos. Estes jovens nascidos nas décadas de 80 e 90 cresceram em meio à revolução tecnológica, impulsionada pelo advento da internet e, chegaram para mudar a forma como as empresas fazem a gestão de seus colaboradores.
A geração Y, filha da geração X, tem um perfil bem diferente da sua antecessora. Se antes, seus pais queriam estabilidade e fazer carreira numa mesma empresa até se aposentarem, hoje, a Y exige bem mais quando o assunto é trabalho.
Isso é o que também aponta uma pesquisa global realizada pela Robert Half com CFOs (chefes financeiros). O levantamento constatou que para 48% dos entrevistados há a dificuldade em atrair estes talentos e que para 55% destes líderes, reterem a geração Y é a tarefa mais difícil em uma empresa.
A Geração Y e seus anseios
Como reflexo de um novo momento em termos organizacionais, o que estes jovens desejam extrapola os modelos convencionais de gestão. Para os profissionais desta geração um trabalho é atraente quando:
1. Encontram nele um propósito maior para o que fazem diariamente;
2. Realizam atividades desafiadoras;
3. Têm liberdade para inovar;
4. Obtêm feedback's constantes;
5. Existem líderes coesos e capazes de apoiá-los em seu desenvolvimento;
6. Alcançam reconhecimento e ascensão de forma rápida;
7. Obtêm oportunidades claras de crescimento (Plano de Carreira);
8. Há flexibilidade de horários, ou seja, foco na produtividade e não no tempo;
9. Recebem salários recompensadores;
10. Conciliam vida profissional com qualidade de vida.
Todos estes fatores fazem parte do leque de expectativas que estes profissionais têm em relação ao mercado de trabalho. E são os sinais que as empresas não devem ignorar, pois uma relação de trabalho é também uma relação de troca.
Neste sentido é importante que as organizações busquem em suas estratégias de gestão, conciliar seus objetivos às ambições de seus profissionais da geração Y. Pois ao contrário do que muitos possam supor, a geração Y veste sim a camisa da empresa, é aberta às mudanças, comprometida, inovadora e se bem estimulada, capaz de gerar resultados extraordinários.
E você, o que acha da Geração Y?
Fonte: http://economia.terra.com.br/blog-carreiras/blog/2012/11/28/geracao-y-o-que-estes-jovens-profissionais-querem/
Fonte da imagem: Clique aqui
0 Comentários