por Antonio Carlos Teixeira da Silva
A criatividade é um dos fatores mais importantes para impulsionar um negócio. O desafio é sair da mesmice e oferecer produtos ou serviços com diferencial competitivo que assim seja percebido pelo cliente. Para usar a sua criatividade considere que você só terá uma boa idéia se tiver muitas para escolher. Ou, de outra forma, nada é mais perigoso do que uma idéia quando ela é a única que você tem. Portanto, pense na maior quantidade possível de idéias. Não pré-julgue nenhuma. Tudo são idéias. A avaliação será no final.
1 - Identifique o que o seu cliente deseja antes mesmo que ele saiba o que ele quer. Pergunte-se: De que maneiras eu posso criar um diferencial competitivo para facilitar a vida dos meus clientes? Cada resposta será uma idéia nova.
2 - Dê mais atenção aos clientes, aos detalhes e ouça mais do que fale. Facilite para ele comprar e reclamar. Hoje o cliente está ciente de seu poder. Ele quer que lhe seja oferecido: (a) o que ele precisa, (b) não quer perder tempo, (c) exige qualidade e (d) quer pagar menos por tudo isso. Pergunte-se: De que maneiras eu posso atender a cada uma ou a todas estas expectativas dos clientes? Cada resposta será uma idéia nova.
3 - Adicione, inclua, ofereça benefícios que diferenciem o seu produto ou serviço frente aos concorrentes e que sejam importantes para o seu cliente. Pergunte-se: De que maneiras eu posso criar benefícios que diferenciem meu produto ou serviço para meus clientes? Cada resposta será uma idéia nova.
4 - As pessoas dispõe-se a PAGAR MAIS por qualquer coisa que economize esforço físico, tempo e deslocamento. Crie ou adapte seus produtos e serviços a estas necessidades. Exemplos:
Esforço Físico: As pessoas já compram batata descascada e pré-cozidas. Legumes pré-lavados e selecionados.
Deslocamento: Entregas em domicílio (disk-pizza, disk-farmácia, disk-flor, etc.).
Tempo: As pessoas preferem ligar para o 102 a consultar as pesadas listas telefônicas.
Pergunte-se: De que maneiras eu posso melhorar meus produtos/serviços para atender a estas expectativas? Cada resposta será uma idéia nova.
5 - Para responder às perguntas acima criando inovações em seus produtos ou serviço faça o seguinte:
Substituir: O que pode ser substituído, alterado ou modificado? Matérias primas, embalagens, design, cores, formatos, canais de venda? O que mais?
Combinar: O que pode ser combinado? Matérias primas? Embalagens? Formas de apresentação? O que pode ser misturado? Serviços adicionais? Que idéias podem ser combinadas? O que mais?
Adicionar: Que outras idéias podem sair daí? Qual outra idéia é similar ou afim? O que pode adicionar um valor extra? Em quais outras situações ou contextos meu produto ou serviço poderá ser usado? Qual outro sistema ou processo poderá ser adaptado? O que mais?
Aumentar: Dá para alargar, estreitar, fazer gigantesco, mais comprido? O que dá para exagerar? Como isto pode ser alterado para melhor?
Outros usos: Para o que mais isto pode ser usado? Poderá ter outros usos se modificado? Que outros clientes poderão usar? Que outros canais de distribuição poderão ser usados? Como ampliar usos? O que mais?
Eliminar: O que pode ser reduzido, eliminado, miniaturizado? E se reduzirmos, eliminarmos, omitirmos? O que é necessário? É possível dividir, separar em partes, condensar?
Seja pró-ativo: Determine-se a fazer a diferença! Concentre-se! Pense lá na frente! Destrua paradigmas! Aja!
Antônio Carlos Teixeira da Silva
http://www.pensediferente.com.br/ fone/fax: (0xx11) 3061-1146
Fonte: empreender para todos
Fonte da imagem: gettyimages
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