Por Edilson Menezes
É possível promover uma relação entre “amor” e “vendas” sem transformar eficiência laboral em utopia romântica?
Duvide de pessoas que lhe proponham ignorar o amor ou que lhe sugiram que não existe um lado romântico no universo das vendas. Sabe aquelas pessoas que lhe dizem: “Você precisa vender, fidelizar, focar, escutar”?
Todos esses verbos e muitos outros são imprescindíveis à cartilha do vendedor brilhante. Entretanto, poucos falam sobre o amor. Quando alguém ousa falar, é sumariamente criticado.
O líder servidor, figura cujo carisma é contagiante, dá amor à equipe e os liderados amam atuar sob o comando dele. Sabe como ele pensa?
- Alguém da equipe errou? EU ERREI.
- Minha vendedora acertou? ELA ACERTOU.
- É importante que uma briga seja comprada com o concorrente em prol da empresa? EU COMPRO A BRIGA!
- Ganhei a briga? O MÉRITO É DO MEU VENDEDOR.
- Fui homenageado em algum evento de fornecedores? MINHA EQUIPE FOI HOMENAGEADA. ELES SUBIRÃO PARA RECEBER O PRÊMIO, EU FICAREI EMBAIXO APLAUDINDO.
- Recebi um presente do fornecedor? NÃO É MEU, VOU SORTEÁ-LO ENTRE A EQUIPE.
Esse profissional, desprovido de ego exacerbado, é disputado a tapa no mercado e tem ganhos altíssimos. Não significa que o reconhecimento não seja importante para o líder servidor. O que ocorre é que ele preenche o critério de reconhecimento pessoal observando o crescimento da equipe e da empresa. Quanto mais estas crescem, mais ele se realiza.
A boa notícia é que os vendedores que trabalham com o líder servidor passam a adotar o mesmo processo de modelagem. Querem também ser grandes líderes e aprendem com seus formadores que é importante tratar cada verbo estratégico com amor: vender com amor, focar com amor, fidelizar com amor e assim por diante.
Se você é líder, forme líderes com amor. Se você é palestrante, insira amor no seu trabalho e treine pessoas que possam, antes de qualquer coisa, preocupar-se com o vizinho de mesa. Se você é vendedor, ame a arte de vender como um artista ama suas obras de arte ou o cantor que dá tudo de si no palco.
Quer exemplos da vida real?
Vejo os diretores sofrendo para responder a estas perguntas:
- Por que o ambiente de minha empresa quase sempre é pesado?
- Por que existe fofoca demais e vendas de menos?
- Por que existe alta rotatividade de profissionais na minha empresa?
Comece a incutir amor no cotidiano da empresa e você poderá descobrir que a resposta para essas perguntas era justamente a falta de amor.
A escolha, como sempre, é apenas sua!
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Fonte: Revista Vendamais
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