Advertisement

Responsive Advertisement

Planeje Suas Metas de Forma Inteligente


Um dia no parque estavam um jovem e seu avô. Enquanto os dois conversavam sobre a vida, o jovem disse que queria tocar os céus. O sábio avô apenas respondeu – “Então, antes, planeje a escada”.

O que avô queria dizer é simples: precisamos de metas. Sem metas não passamos de loucos correndo sem direção em um campo minado. Uma pessoa sem metas é como um trem sem trilhos.

Um novo ano está aí em nossa porta e para que ele seja melhor que 2012 devemos planejar.

Para ajudá-los a planejar melhor suas metas, vamos apresentar aqui uma ferramenta originalmente criada pelo pai da administração moderna, Peter Drucker, o chamado método SMART – que traduzido do inglês, significa INTELIGENTE.

O nome do método é um anagrama das palavras (em inglês) que definem os cinco conceitos que o formam: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo.

Veja como utilizar cada um dos conceitos para alcançar suas metas:

Específica: a meta deve conter os detalhes. Por exemplo, se sua meta é reformar sua casa, coloque no papel como você quer que ela fique. Se desejar trocar de carro, imagine de qual marca será o próximo. Com ar-condicionado ou sem? Freios ABS? Airbags? Que ano? Seja específico.

Mensurável: metas devem ser mensuráveis. Quanto você gastará para a reforma da casa ou para trocar de carro? Lembre-se: o que não é mensurado, não pode ser administrado.

Atingível: defina metas alcançáveis para que você possa planejá-las. Não quero dizer que você não deve ser audacioso e arriscar. Mas você precisa fazer uma avaliação: como está seu nível de confiança? Quanto mais metas conquistadas, maior será sua motivação para realizar outras.

Relevante: as metas inteligentes são relevantes. Elas causam mudanças positivas na sua vida e podem fazer parte de algo mais audacioso. Portanto, gaste seu tempo, força e dinheiro naquilo que realmente seja importante para você. Invista naquilo que tenha valor para sua vida.

Tempo: defina dia, mês, ano e prazo para a realização da suas metas.

Você tem que ter em mente que todos esses conceitos estão intimamente ligados. Não adianta apenas especificar a meta e definir o tempo, por exemplo. É necessário que todos eles sejam aplicados.


Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/blog/artigos/planeje-suas-metas-de-forma-inteligente/?utm_source=interno&utm_medium=email&utm_content=terceiranoticia&utm_campaign=20121129_newsletter
fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários