Advertisement

Responsive Advertisement

Coluna do Fred - EMPREENDEDOR: Por um Mundo Sustentável


EMPREENDEDOR: Por um Mundo Sustentável

Todos nós conhecemos o papel do empreendedor, habilidades que o torna competitivo, sua visão e características. E desta forma, não poderia ser diferente a preocupação do mesmo em relação à situação ao qual vivemos referente ao planeta (desmatamento, camada de ozônio – aquecimento global, poluição dos rios, lagos e mares, extinção de animais, esgotamento de recursos entre outros inúmeros processos). Neste sentido o empreendedor, pessoas que possuem comportamento proativo e focado na ação em prol de um retorno positivo e rentável de maneira ‘limpa’, saiu na frente e abraçou a causa com o propósito de levar métodos sustentáveis para as empresas e/ou processos com o objetivo de melhoria contínua. 

A nova fase do Século XXI está diretamente ligada a ‘sustentabilidade’ e assim o empreendedor como exemplo comportamental positivo e dirigido ao assunto está aprendendo a ganhar dinheiro e ajudar o planeta com este novo conceito. É bem verdade que há pouco tempo atrás todos não se preocupavam com o contexto e observava á distância e com receio, no entanto, a ‘causa verde’ vem se mostrando cada vez mais forte e presente devido a novas necessidades do planeta que atinge todos os seres a que dele depende, até porque as pessoas têm um papel indispensável e responsável pela saúde da matéria-prima ao qual é extraída da Terra. 

A nova metodologia orienta empreendedores a lucrar mais poupando recursos naturais ‘finitos’. Os negócios atuais são elaborados ou adaptados para realizarem suas atividades nos processos internos e externos colaborando com o meio ambiente e permanecendo competitivos e rentáveis. 

Outro valioso ponto a ser considerado é a conscientização da população e assim o crescente apoio e colaboração de sua parte. Na visualização das empresas que estão apoiando a causa e direcionando seus esforços, estes comportamentos as tornam competitivas no mercado altamente acirrado e assim apresentam vantagens mercadológicas. 

A força e o entusiasmo de fazer acontecer, que considero o principal comportamento das empresas empreendedoras, estão auxiliando na conscientização de todos, pois vem mostrando resultados e assim a possibilidade de mensurar o retorno das novas ações tendo sua base na sustentabilidade – jeito de viver capaz de assegurar continuidade da vida para todos. 

Hoje a empresa sustentável tem sua visão em suas ações, processos e atividades como sobrevivência e prosperidade para um curto, médio e longo prazo. A maneira a ser administrada é a orientação econômica, social e ecologicamente correta. Desta forma, estas empresas que apostam nas novas tecnologias visando estratégias sustentáveis estão oportunizando melhorias gerais e ganhando respeito e preferência da população. É garantido que, empresas que estão apenas preocupadas em questões econômicas serão extintas caso não mudem de visão e valorizem a sustentabilidade. 

É perceptível a crescente movimentação relacionada à iniciativa dos empreendedores em adotar um comportamento pró-ativo direcionado para a ‘sustentabilidade’. Os gestores estão cada vez mais se dedicando a inovar suas atitudes e ações valorizando novos métodos e estimulando atividades voltadas para o bem-estar do meio ambiente! 

Enfim, o que há algum tempo atrás e não tão distante era tendência agora é realidade. A tendência sustentável é o hoje! E agora! E os empreendedores de visão que perceberam a ‘nova fase’ estão aplicando no seu dia a dia um novo comportamento explorando oportunidades visando crescimento das futuras gerações da organização.


Fred Liberato
Consultor Empresarial



Postar um comentário

3 Comentários

Parabéns pela matéria Fred Liberato, acredito que os empresários quando começaram a inserir ações sustentáveis no dia a dia da empresa eles objetivaram primeiramente vincular essa atitude consciente as suas marcas, visto que isso era considerado um selo positivo pelos consumidores, no entanto acredito que estas ações devem ter gerado retorno, pois cada vez mais vemos empresas que estão dispostas a a implatar ações sustentáveis em suas rotinas. As futuras gerações agradecem.
Fred Liberato disse…
O vínculo referente as ações sustentáveis as marcas conforme foi externado é fruto da conscientização das organizações bem como da população! O benefício do acesso a informação, que hoje é muito fácil, é uma característica ímpar para a mudança comportamentel das organizações e das pessoas.