Por Gabriel Galvão
O que é que te move? Quais seus objetivos na vida? O que você deseja conquistar? Resumindo: qual a sua missão pessoal?
Você não tem uma missão pessoal, um destino que você desenhou e que pretende trilhar? Por acaso você é uma pipa para sair ao sabor dos ventos?
Ter uma missão pessoal é estabelecer um compromisso tanto com o mundo que te cerca quanto com você mesmo.
Missão pessoal e carreira
Sua missão pessoal irá direcionar o que você quer deixar para o mundo. Como grande parte da nossa vida é passada trabalhando, então quanto mais essa missão estiver diretamente ligada ao nosso trabalho, melhor.
Um exemplo: vamos dizer que minha missão pessoal é cuidar de animais abandonados. Isso é ótimo, ato muito nobre, mas não é uma profissão exatamente. Porém, eu posso me formar veterinário e procurar ser voluntário nas horas livres em ONGs relacionadas à proteção dos animais. Com o tempo, posso levar a ideia da ONG para outros lugares e conseguir clientes para atendimento veterinário a partir das pessoas que vêm contribuir na organização. Posso até dar palestras e aulas sobre meu trabalho e passar a viver integralmente nisso. A missão pessoal se encaixou com a profissão, mas aos poucos e de maneira consistente.
Como acho minha missão pessoal?
Você pode usar um processo bem simples:
- Determine a coisa que você mais gosta de fazer: eu adoro tirar fotografias;
- Pense como isso poderia ser aproveitado pelo mercado e sociedade em geral: eu posso tirar fotos de construções e arquiteturas antigas para institutos de conservação, ajudando a preservar a história arquitetônica da minha região;
- Coloque isso em “formato de missão”: “Minha missão pessoal é contribuir para a preservação da história arquitetônica da região onde vivo, tirando as melhores fotos que eu puder de construções e estruturas históricas”.
Foi fácil, não?
Lógico que você pode incrementar e elevar ainda mais suas ambições. Além disso, sua missão pode ir mudando e se adaptando à medida que você conquista alguns objetivos. Não se resuma a apenas fazer o que precisa para ganhar um trocado; contribua para o desenvolvimento da sociedade ao mesmo tempo que constrói seu desenvolvimento pessoal.
Fonte: www.pontomarketing.com
2 Comentários
Abraço
Chris