por Júlio Clebsch
Recentemente, adquiri o livro Empresas feitas para servir (Editora Sextante). O autor, Dan J. Sanders, começou sua carreira como piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Mais tarde, tornou-se cofundador do Center for Corporate Culture, o qual oferece treinamentos em liderança para executivos e suas equipes.
Com larga experiência em diversos setores, como propaganda, marketing, vendas e recursos humanos, Sanders foi presidente da United, rede de supermercados premiada com o Torch Award, reconhecimento destinado a organizações que se destacam por suas práticas éticas.
Para Sanders, a expectativa de vida de uma empresa está diretamente relacionada ao empenho dos funcionários e à satisfação dos clientes. Isso significa que o lucro é consequência do esforço em cuidar dos clientes e criar um ambiente de motivação para os funcionários.
Logo nas primeiras páginas, o livro traz uma lista de recomendações para líderes, a qual reproduzo abaixo:
- Contenha seu ego – Cerque-se de pessoas talentosas e ouça o que elas têm a dizer.
- Preserve a cultura – O líder é o principal guardião da cultura de uma empresa.
- Seja fiel aos valores – Não abra mão dos valores essenciais, mesmo que isso signifique fazer as coisas de uma maneira diferente da usual.
- Solte a imaginação – Esteja sempre pronto para servir os membros de sua equipe e eles retribuirão empenhando-se no trabalho.
- Jamais pare de falar sobre o propósito – Certifique-se de que os membros da equipe associem suas tarefas ao propósito mais elevado da organização.
- Aceite a responsabilidade – É saudável que um líder delegue autoridade, mas ele nunca pode delegar responsabilidade.
- Saiba que nenhum trabalho é irrelevante – Os setores de uma organização são interdependentes. Todas as pessoas devem trabalhar em conjunto para realizar o potencial do grupo.
- Não comprometa a integridade – O que uma empresa pode oferecer de melhor é honestidade absoluta.
- Tome decisões como se sua vida dependesse disso – O ambiente de trabalho atual requer senso de urgência.
- Divirta-se – Quando os membros da equipe veem o trabalho como um sacerdócio, a produtividade cresce e os consumidores ficam mais satisfeitos.
Fonte: Revista Liderança
Fonte da imagem: gettyimage
0 Comentários