Site mostra como as corporações podem transformar o tablet em uma ferramenta para aumentar a produtividade da equipe
Ninguém duvida que os tablets são hoje uma verdadeira febre de mercado. Graças ao lançamento do iPad, da Apple, essa categoria virou o sonho de consumo de muitos consumidores, que usam o equipamento para ver vídeos, fotos, jogar e, principalmente, navegar na internet. Mas esses dispositivos são adequados para o ambiente de trabalho? Sim, de acordo com uma reportagem divulgada pelo site Mashable e que mostra os cinco usos mais comuns que as empresas têm feito desses dispositivos.
A seguir, descubra os cinco exemplos de uso dos iPads no ambiente corporativo indicados pelo Mashable:
1. Compartilhar documentos:
Os tablets são ideais não só para ler documentos, como para compartilhá-los e realizar ações como assinar contratos eletronicamente. Para isso, já existe diversos aplicativos disponíveis voltados a mostrar e fazer anotações em arquivos de texto, PDF e DOC.
Um dos muitos exemplos de como isso pode ser útil é quando as pessoas recebem documentos por e-mail e precisam devolvê-los assinados. Alguns aplicativos, como o EasySign – oferecido na AppStore – permitem fazer isso eletronicamente, sem o uso de uma impressora ou máquina de fax.
2. Processar pagamentos
A startup norte-americana Square está mudando a forma de pagamento móvel ao criar um leitor que transforma dispositivos móveis (iPhone, iPad e iPod) em terminais de pagamento com cartão.
Hoje, já existem diversos aplicativos que permitem às empresas oferecerem mercadorias, tíquetes e outros produtos por meio dos tablets.
3. Realizar apresentações
Hoje, graças ao uso do Keynote para iPad, é possível preparar apresentações utilizando o tablet e, com um adaptador VGA ou HDMI, rodá-las diretamente na TV, em um projetor ou em um monitor secundário. O equipamento pode ser usado ainda para guiar as pessoas durante a apresentação.
Já existem uma série de aplicativos na AppStore voltados a ajudar os usuários a preparar e realizar apresentações.
4. Fazer conferências online
O fato de o iPad contar com uma tela relativamente grande e de ser fácil de carregar tornam o equipamento interessante para as empresas que precisam realizar conferências na internet (web conference) entre funcionários, parceiros e clientes.
A nova versão do tablet (iPad 2) conta ainda com uma câmera frontal, que permite ao usuário mostrar sua imagem enquanto fala online com outras pessoas, por meio de diversos aplicativos específicos para web conference.
5. Coletar informações
Por meio do tablet, profissionais que estão em campo podem acessar informações que estão no banco de dados das empresas ou, ainda, incluir dados de clientes, transações, entre outros. No entanto, algumas corporações começam a fazer um uso mais sofisticado do equipamento ao adotar um aplicativo que escaneia o código de barras e, automaticamente, envia as informações para o servidor corporativo.
Também para coletar informações, é possível baixar aplicativos para tablets nos quais os participantes de um determinado evento assinam a lista de presença e deixam suas informações de contato diretamente no iPad.
Fonte: Olhar digital
Sugestão de postagem do Colunista Daniel Almeida, nosso colunista sobre webdesign e T.I.
0 Comentários